CuriosidadesDicasSem categoria

Capotraste: veja para que serve

Você sabe o que é um capotraste? Este é um nome complicado e que pode trazer várias dúvidas aos violonistas, em especial aqueles que ainda estão no início de suas trajetórias musicais, seja por lazer ou mesmo com o interesse de se tornar um profissional no futuro.

Ainda que o nome seja diferente, a aplicação é mais simples do que pode parecer, com o potencial de fazer com que os sons emitidos pelo violão sejam bem diferentes.

Vamos entender exatamente o que faz um capotraste e porque ele é um elemento importante para tocar violão, seja para os principiantes ou para aqueles que já possuem anos de experiência com música.

O que é um capotraste?

Sua finalidade é a de substituir a técnica da pestana, quando todas as cordas do violão são apertadas com o mesmo dedo, embora ela também possa ser usada para apenas algumas cordas.

Fato é que manter a pestana pressionada pode prejudicar a obtenção de outras notas durante a música, ou seja, o violonista fica com sua mobilidade reduzida. O capotraste visa eliminar esse problema.

Via de regra, os capotrastes são desenvolvidos para apertar todas as cordas, embora haja modelos especiais em que se aperta apenas algumas delas, de modo a modificar os sons.

Quando o capotraste é colocado na primeira casa, a tonalidade da música sobe meio tom. Quando vai para a segunda, sobe-se um tom, a terceira vai para um tom e meio e por aí vai.

O acessório é interessante, embora seja utilizado apenas por algumas pessoas, ao passo que outras preferem afinar o violão para encontrar o tom desejado e, assim, não precisar utilizar o capotraste ou mesmo a técnica da pestana.

Fato é que seu uso é feito por alguns dos maiores violonistas do mundo, além de abrir possibilidades de diferentes tonalidades nas músicas, o que, por sua vez, pode ajudar a entrar no tom certo, seja para tocar sozinho ou mesmo acompanhado de vocal ou outros instrumentos.

Qual é a vantagem de usar capotraste?

Além de não precisar recorrer à técnica da pestana, também é possível seguir a música com os mesmos acordes que se está acostumado ou que aparecem nas cifras, o que é benéfico para quem ainda não tem tanta experiência e conhecimento ao tocar.

A criatividade também pode ser potencializada com o uso desse acessório, que permite atingir tons diferentes e, assim, trazer um toque especial para aquela música que você tanto gosta ou está aprendendo a tocar.

Quando se fala de aprendizado, o uso do capotraste ajuda até mesmo a treinar o ouvido, já que cada casa utilizada aumenta o acorde em meio tom. Assim, utilizá-lo permite saber, na prática, qual é o resultado da variação dos tons.
Se você é apaixonado por música, saiba que a ViniSound é uma loja virtual com excelentes instrumentos e acessórios, de violão a pandeiro, além do capotraste, bem como itens para som automotivo, de players e rádios a alto-falantes e cabeamentos, de modo que você encontre tudo o que precisa com ótimas condições de pagamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *