Equalizador: você realmente entende sobre ele?

Entenda tudo o que precisa sobre equalizador e veja onde encontrar players, rádios e outros equipamentos para som automotivo pela internet.

O equalizador tem como função disponibilizar opções de regulagem sonora, que ajustam as frequências a partir da identificação do ambiente, de maneira a tornar o som mais agradável para o ouvinte.

Nesse sentido, o equalizador serve para diminuir as deficiências sonoras do ambiente.

Como funciona o equalizador

O som é audível pelo ouvido humano em muitas frequências, sendo que quanto menor a frequência em hertz mais grave será o som, e quanto maior a frequência, mais agudo.

Diferentes equalizadores funcionam com determinado conjunto de frequência, o que varia de acordo com a marca e modelo. De toda a forma, é possível trabalhar intensidades para diminuir as deficiências do ambiente.

Nesse sentido, o segredo para uma regulagem eficiente do sistema de som é levar em consideração tais limitações, e conseguir tirar o máximo de desempenho dos alto-falantes.

Opções de regulagem:

  1. Regulagem Bass: aumenta ou diminui os graves;
  2. Regulagem Middle: aumenta ou diminui os médios;
  3. Regulagem Trebble: aumenta ou diminui os agudos.

E como regular?

– Bass/Frequências baixas do Equalizador

Para um sistema básico, é preciso tomar cuidado, já que esse tipo de equalização influencia em todos os alto-falantes do sistema, sendo que alto-falantes de porta (do tipo quadriaxiais, triaxiais etc.) não são tão recomendáveis para reprodução de graves por conta de alguns fatores.

São eles: tamanho menor e baixa potência. Os CD players não são muito potentes (os mais comuns têm em torno de 15w rms, enquanto as opções mais eficientes giram em torno de 23w rms – 25w rms), e geralmente são instalados em portas, locais em que a reprodução de graves é ruim.

Isso pode ser facilmente solucionado ao utilizar alto-falantes de uma marca superior, ou um modelo amplificador, ou ainda a instalação de manta acústica.

– MID/Frequências médias do Equalizador

As frequências médias costumam ser responsáveis pelos sons de instrumentos musicais e vozes dos cantores.

Mesmo em um CD player básico, as frequências médias são reproduzidas com clareza, já que não exigem tanto do alto-falante (ao contrário da frequência grave).

Quem deseja investir em um sistema de som profissional pode perceber que aumentar tais frequências também aumentará o volume do driver.

– HIGH/Frequências altas no Equalizador

As frequências altas abrangem o toque final em um sistema de som. Ao aumentar essa frequência, é possível perceber que o volume do tweeter e super tweeter também aumentará.

Em alguns aparelhos de CD player, ao regular tais frequências, a configuração ficará armazenada na opção CUSTOM (sendo possível deixar as equalizações salvas nas opções CUSTOM 2, dependendo do aparelho).

Players, rádios e outros equipamentos de som podem ser encontrados na ViniSound

Para ter sucesso em um projeto de som automotivo e alcançar a qualidade desejada, é preciso contar com apoio de profissionais na área, além de adquirir tudo o que é preciso, como players e rádios, com qualidade e segurança.

Na ViniSound, você encontra tudo o que é preciso para seu projeto de som, além de encontrar descontos em toda a loja e ter a possibilidade de parcelar suas compras em até 12x.

Navegue pelo site para conferir todas as opções de produtos da loja.

Veja mais: Caixa ErosKit Alto FalanteDVD Automotivo

error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *