Manual básico de conservação para seu som

Você investiu tempo e dinheiro em seu sistema de som automotivo, certo? Desde a escolha dos players e rádios até os amplificadores, woofers, cabeamentos e afins, o processo foi relativamente demorado. Por isso, é essencial saber como conservar esse sistema.

Felizmente, é possível colocar em prática algumas dicas simples e que podem trazer ótimos resultados. Dessa forma, você verá como cada equipamento e acessório poderá durar por anos sem perder sua qualidade!

Como conservar o sistema de som automotivo?

Esses são cuidados fundamentais e que podem manter seu perfeito funcionamento, além de economizar uma boa grana ao evitar manutenções corretivas que poderiam ter um impacto em seu orçamento.

Limpe os equipamentos periodicamente

Pelo menos a cada 3 semanas, é importante limpar os aparelhos e acessórios, de modo que eles não acumulem poeira e, assim, deixem de funcionar perfeitamente, além de ter sua estética prejudicada.

A limpeza pode ser feita com uma flanela ou outro pano macio, além do auxílio de hastes flexíveis com algodão para as partes menores e mais delicadas. Já os alto-falantes podem ser limpos com um compressor de ar em baixa potência, como aqueles presentes nos lava-rápidos.

Cuidado com a calibração dos pneus

Pode parecer que o assunto não tem nenhuma relação com o sistema de som automotivo, mas tem. Quando os pneus não estão calibrados corretamente, é possível presenciar impactos mais intensos ao passar por buracos e lombadas, o que pode prejudicar o funcionamento dos players e rádios.

Além disso, o restante das peças também pode vibrar mais do que o normal, o que é capaz de resultar em fios desconectados ou até mesmo rompidos, o que prejudicaria todo o funcionamento do sistema. O ideal é calibrar os pneus pelo menos a cada 2 semanas.

Cuidado com a instalação

Essa não é uma parte que está diretamente relacionada à manutenção, mas, sim, à instalação. Escolha um especialista em som automotivo para instalar seus aparelhos e equipamentos, que tenha todo o conhecimento teórico e prático necessários para desempenhar suas funções.

Isso garante que todos os processos tenham sido feitos da melhor maneira possível, o que, por sua vez, evitará manutenções desnecessárias no futuro.

Cuidado com a umidade e a temperatura

Tanto a umidade quanto a temperatura podem prejudicar o funcionamento dos seus equipamentos de som automotivo, desde os players aos falantes. Por isso, é importante tomar muito cuidado.

Em relação à umidade, é importante não usar panos molhados para a limpeza, já que a água pode entrar em contato com os componentes eletrônicos e fazer com que eles parem de funcionar adequadamente, ou mesmo se misturar com a poeira e acabar criando pequenos acúmulos.

Já a questão da temperatura varia de acordo com o modelo do carro, já que alguns mais antigos apresentam os equipamentos de som em uma posição bem superior do painel, o que os expõe a muito calor em dias quentes. Se for esse o caso, quando entrar no carro, abra os vidros, deixe a ventilação circular e apenas assim ligue os equipamentos.

Conservar é fundamental para evitar prejuízos

Essas são simples dicas, mas que podem fazer com que o investimento feito em seu tão amado sistema de som automotivo possa durar por anos e manter seu perfeito funcionamento.

A ViniSound é uma loja virtual onde você encontra os melhores modelos de players, rádios, falantes, amplificadores e demais equipamentos e acessórios para som automotivo, com pagamentos que podem ser feitos à vista no boleto bancário, com desconto de 5%, ou parcelados em até 12 vezes no cartão de crédito. Aproveite a oportunidade e melhore ainda mais a qualidade sonora do seu carro!

Veja mais: Caixa Trio Tornado | Central Multimídia | Caixa de som

error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *