DicasInstrumentos Musicais

Qual a importância de afinar o violão?

Tocar violão é uma verdadeira arte, que demanda dedicação, estudo, aprendizado e muito esforço. Sabe-se que certas pessoas já nascem com uma predisposição musical maior, assim como outras possuem habilidades acentuadas em diferentes áreas, mas todos podem se empenhar para dominar tal talento.

Uma das técnicas fundamentais nesse quesito é a afinação do violão, que pode parecer um desafio impossível de ser conquistado para os iniciantes, mas que não é tão complicada quanto parece e se mostra como algo imprescindível para quem deseja realmente dominar essa área.

Vamos falar mais sobre o assunto para esclarecer eventuais dúvidas que possam existir sobre ele e, assim, fazer com que você compreenda por que essa técnica é tão importante.

O que é afinar o violão?

Para começo de conversa, vamos entender exatamente em que consiste a afinação.

Em termos práticos, o objetivo é de ajustar as 6 cordas do instrumento, de modo que elas possam se comportar adequadamente durante as canções que serão tocadas.

Cada dedilhada traz um som diferente de acordo com a corda e a posição escolhida. Porém, esse som nem sempre é o esperado, o que é influenciado justamente pela afinação.

As tarraxas (que se parecem com chaves, localizadas no começo do braço do violão) é que definem essa afinação. A mesma corda, tocada na mesma posição, fará sons diferentes caso esteja “esticada” ou “relaxada”, o que pode prejudicar a experiência na hora de tocar.

Ainda que um violonista saiba exatamente o que deve fazer para tocar uma música, se as cordas não estiverem afinadas, o som resultante será totalmente diferente do esperado.

Como afinar um violão?

Uma técnica tradicional e com qualidade reconhecida é o uso de um afinador, acessório capaz de identificar qual é a frequência que determinada corda toca e, assim, mostrar se ela precisa ser afrouxada ou esticada.

Há diferentes afinadores, sendo, os principais, o diatônico e o cromático. O primeiro é mais simples, enquanto o segundo é mais complexo, mas a forma de funcionamento é bem parecida.

No caso do afinador cromático, por exemplo, assim que a corda for tocada, ele já identifica qual foi a nota. Porém, para que seja possível afinar, é preciso que a pessoa tenha um bom conhecimento, pois precisará saber qual é a nota desejada a fim de que possa ajustar até encontrá-la.

Já o afinador diatônico identifica a corda e o instrumento que está sendo tocado e, também, orienta a pessoa em relação ao que deve fazer para poder afinar o instrumento. Porém, caso a corda esteja demasiadamente desafinada, o acessório pode não ser o ideal.

Além disso, há também a possibilidade de afinar “de ouvido”, que é justamente o que parece: usar o ouvido para identificar a nota e, conforme ele é afinado, chegar ao resultado desejado. Isso, porém, demanda um certo tempo de técnica e prática.

Quando as cordas estão afinadas, você pode até mesmo gravar uma música e reproduzi-la onde desejar, como no som do seu carro, para desfrutar de sua reprodução, o que é um incentivo e tanto para aprender e se desenvolver.

Para tal, é preciso ter bons players e um sistema de som automotivo bem planejado, o que pode ser feito com os equipamentos comercializados pela ViniSound, uma loja online com opções para todas as preferências e orçamentos. Conheça nossas opções e tenha um som automotivo ou violão capaz de agradar até mesmo àqueles que têm ouvidos treinados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *