CuriosidadesDicasSem categoria

Violão: diferenciando o elétrico do acústico

Quando se fala sobre violão, é comum remeter a um único instrumento, com uma boca no centro (aquele buraco por onde sai o som). Porém, algo que muitas pessoas não sabem é que esse não é o único tipo disponível.

Existem grandes diferenças entre tais tipos, o que muda tanto seu preço quanto a qualidade e o volume do som emitido, o que precisa ser considerado com atenção e cautela por parte dos interessados.

Vamos entender melhor as diferenças entre os violões, de modo que você saiba quais são suas características e, assim, faça um investimento que esteja de acordo com o resultado esperado.

Quais são as diferenças entre o violão acústico e o elétrico?

A primeira diferença, mais evidente, é o meio de funcionamento. Enquanto o acústico tem seu som emitido de forma “natural”, o elétrico recorre a um amplificador para que possa funcionar adequadamente.

Essa, porém, não é a única diferença. O som do violão acústico sai de sua boca, que recebe as vibrações das cordas e amplifica o som de acordo com o que está sendo tocado.

O violão elétrico, por sua vez, quando tocado sem ser conectado a nenhum amplificador, emite um som bastante baixo, já que não possui boca, o que é até curioso para quem é um iniciante na área. O som é transmitido, geralmente, através de um cabo P10 até um sistema de amplificação elétrica.

Ainda que tenha tal sistema de funcionamento, o som de um violão elétrico, quando amplificado, é bem diferente do de um acústico, mesmo que este seja de alta qualidade. O formato dos violões acústicos faz com que a emissão de sons seja a melhor possível.

Existem também os violões eletroacústicos, que possuem uma boca tradicional e, também, um sistema de amplificação elétrica com microfones internos, o qual permite regular o volume que se deseja tocar de acordo com o objetivo proposto.

Outro tipo de violão é o semi-acústico, cuja amplificação se dá de maneira natural, embora a cavidade não seja a tradicional boca, mas, sim, cavidades menores, que podem até mesmo ficar em outros lugares do violão. Ele também apresenta sistema de amplificação elétrica.

Qual é o melhor tipo de violão?

Cada um tem suas particularidades, mas, em termos de qualidade de som, o melhor é o acústico. O eletroacústico também é uma boa opção, que se coloca no meio-termo entre os acústicos e elétricos.

Em relação ao preço, os acústicos tendem a ser mais baratos, embora haja uma grande variedade de modelos, o que também interfere diretamente no valor cobrado por eles. Geralmente, quem começa a tocar procura pelos violões acústicos, que são mais comuns que os outros citados.
Se você deseja adquirir um novo violão, conte com a ViniSound, que é uma empresa especializada em som automotivo, com equipamentos como Caixa Trio Tornado, também conhecida como Caixa Trio JBL, além de instrumentos e outros aparelhos e equipamentos sonoros, com grande variedade e um excelente custo-benefício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *