CuriosidadesDicasSem categoria

Quais são os tipos de pratos de uma bateria?

Você sabia que existem diferentes tipos de pratos de uma bateria? Algumas pessoas podem pensar que essa diferença se manifesta apenas no tamanho e na posição, mas a verdade é que cada prato é usado de uma maneira diferente, com resultados também específicos nas músicas.

Esse é um dos detalhes mais importantes para quem toca bateria, já que é fundamental entender quais são as categorias e, assim, poder escolher os que se enquadram melhor a cada tipo de música.

Vamos conhecer as categorias e, então, saber quais são as funcionalidades de cada um dos tipos de prato.

Como se dividem os pratos de bateria?

Basicamente, eles podem ser divididos entre pratos para condução, ataque e efeito, cada um com características distintas.

  • Ataque: também chamados de crash, possuem sons altos e cortantes, geralmente usados para destaques nas músicas. Seu som é explosivo, com um ataque bem rápido, alto volume e sustain prolongado. Seu tamanho varia de 14” a 19”, embora haja modelos de até 21”.
  • Condução: como o nome indica, conduzem as músicas na maioria das batidas. Considerado como um prato nobre, ele serve para levar o groove e apresenta uma grande diversidade de sons, graças ao seu desenho, que agrega versatilidade aos tons. Com harmônicos agudos e cortantes no pop e no rock, eles também oferecem notas graves e encorpadas ideais para blues e jazz.
  • Efeito: quando se sentiu a necessidade por um som similar ao crash, porém com menor volume e sustain e maior ataque, passaram a existir os pratos de efeito, com sons cortantes, embora em menor escala, comumente usados para efeitos de pequeno porte nas músicas.

Além dos tipos de pratos, há suas classificações, que são as seguintes:

  • Crash: cortante, rápido, alto e com bom sustain;
  • Hi-hat (chipo, prato de ataque ou chimbal): consiste no par de pratos que ficam em uma estante para que sejam tocados um contra o outro quando se pisa no pedal. São altamente versáteis, podendo ser tocados tanto abertos quanto fechados, próximos ou distantes, com baquetas ou vassourinhas.
  • Ride: prato para condução, altamente versátil e variável em relação aos sons emitidos. Entre os mais famosos, aparecem o control ride e o crash ride.
  • Splash: ataque mais suave, com menor volume e sustain que os crashes convencionais, embora com som cortante.
  • Chinês (ou China): com timbre diferenciado, o som fica no médio agudo. Os pratos possuem sua borda curvada para a parte exterior, o que os torna bem distintos dos demais.

É o conjunto desses pratos que faz com que as músicas sejam tão ricas em detalhes de percussão, o que também mostra como os bateristas precisam estudar e treinar bastante até que obtenham um bom nível de experiência técnica e prática, bem como a versatilidade que é oferecida pelas baterias e seus acessórios.
Se você deseja comprar instrumentos e acessórios, bem como equipamentos de som automotivo, como players, alto-falantes, cabeamentos e afins, conte com a ViniSound, que oferece itens de alta qualidade, com grande variedade e um excelente custo-benefício, capaz de atender plenamente às suas necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *