Como escolher o cabo de som automotivo ideal?

Saiba como escolher o melhor cabo de som automotivo para o seu caso e onde encontrar acessórios e aparelhos, como caixa trio tornado, pela internet. 

Como escolher cabo de som automotivo

As caixas de som possuem diferentes potências e é preciso saber se a sua é exibida em WATTS ou RMS antes de escolher o cabo de som ideal. 

Também é preciso saber a impedância do alto falante para encontrar qual a corrente elétrica que passa por ele. 

Após descobrir a potência, basta checar na tabela 1 (de acordo com a impedância do alto falante). Assim é possível obter a corrente em Amperes. Feito isso, basta consultar a corrente na tabela 2 para saber qual a bitola certa para conectar a caixa de som. Confira:

Fonte: curtisomautomotivo.wordpress

E qual o melhor material de cabo de som automotivo?

Cobre puro:

De custo um pouco mais caro, é o de melhor qualidade e facilmente encontrado em lojas especializadas em som automotivo.

Eficiência: O fio de cobre puro é 100% condutor e assegura muito mais qualidade na passagem de energia. Os cabos com filamentos mais finos melhoram a flexibilidade; apresentam menor oxidação nas pontas do que cabos de outros materiais; seus filamentos traçados melhoram a passagem da energia. 

Cabo de cobre usado em construções

O cabo para uso em construções é mais econômico e facilmente encontrado em lojas de materiais elétricos. 

Eficiência: Por apresentarem alta variação na concentração de cobre, a eficiência na passagem de energia variará bastante de acordo com a marca e modelo. 

De toda forma, quanto mais cobre tiver, mais caro custará. Alguns cabos não são traçados, e por isso não apresentam a mesma qualidade, porém são mais baratos; são menos flexíveis e também contam com menos filamentos. 

Cabo de cobre com alumínio

O cabo de cobre com alumínio é mais difícil de encontrar, sendo oferecido por poucas empresas, e é mais utilizado nos Estados Unidos. No Brasil é mal-visto por ser de qualidade inferior. 

Assim como no caso do cabo usado em construções, a quantidade de cobre variará de acordo com o modelo. Quando mais alumínio tiver, mais barato será, porém terá menos qualidade. Oxida com maior facilidade, mas é mais flexível graças aos filamentos finos. 


Importância da bitola para o funcionamento de cabo de som automotivo

A bitola tem como objetivo informar a “grossura” de um cabo, que é dada em centímetros cúbicos. A bitola também fornece a capacidade de condutibilidade da energia do cabo. 

Quanto maior for a bitola maior será a capacidade de transferência da energia. 

Como saber o tamanho da bitola

Na hora de escolher o tamanho da bitola é preciso levar em consideração dois fatores:

  1. O material do cabo, já que uma condução de energia ruim demanda uma bitola maior;
  2. O comprimento do cabo. Quando for o cabo, maior será sua resistência elétrica.

A resistência elétrica é uma força que confronta a passagem de energia pelo cabo, ou seja, quanto mais comprido for o cabo, maior terá que ser a bitola para lidar com as perdas causadas pela resistência elétrica.  

Encontre cabo para som automotivo e outros equipamentos pela internet com a ViniSound

É fundamental comprar o cabo para som automotivo de uma empresa séria e qualificada, evitando futuros problemas com o som do seu carro. 

A ViniSound é uma loja de som automotivo que oferece tudo o que é preciso para montar sua aparelhagem e ter um som de potência com qualidade e preço justo. 

Navegue pela loja online para conhecer o catálogo de produtos oferecidos pela ViniSound.

error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *