Dicas

Módulo amplificador em som automotivo: Pra quê serve?

Seja bem-vindo ao nosso blog. Se você está querendo inicar um projeto de som automotivo, certamente no meio da pesquisa se deparou com amplicadores. Nesse sentido, a redação da ViniSound produziu esta dica a fim de destacar o módulo amplificador em som automotivo com suas principais características e finalidades. Então acompanhe na íntegra cada detalhe, a partir de agora.

O que é um módulo amplificador?

O módulo ou potência, em outras palavras, realiza a amplificação de som proveniente de alto-falantes, como por exemplo: woofers, subwoofers, tweeters e drivers. Nesse sentido, além de amplificar a potência, o módulo reproduz frequências de forma seletiva.

Características: o que levar em consideração

Adiante destacamos as principais características que devem ser levadas em consideração e são determinantes na aplicação do projeto de som automotivo.

Potência

Em primeiro lugar é necessário destacar que o que deve ser levado em consideração é a potência em Watts RMS, e não a PMPO, ou potência de pico. Uma vez que a potência RMS reflete o uso contínuo.

Impedância

Em segundo lugar, no que diz respeito à impedância, este é outro fator a ser levado em conta. Nesse sentido a impedância diz respeito à resposta de um circuito elétrico percorrido por uma corrente alternada. Por isso é necessário que haja uma combinação em Ohms (medida de impedância) entre módulo e alto-falante para que haja bom aproveitamento.

Número de canais

Em terceiro lugar está o número de canais. Dessa forma os mais comuns são de 1, 2, 4 e até 5 canais. Assim sendo alguns possuem utilização maior para frequências graves. Outros contam com adequação a uma variedade de projetos, que podem incluir caixas para som externo. Além disso, há aqueles para conjuntos completos, etc.

Classe do amplificador

Os amplificadores da classe A são caracterizados por possuírem alta fidelidade e baixa distorção. No entanto, tem alto consumo de energia além de dissipação de calor fraca.  Os amplicadores da classe B não são tão comuns, uma vez que possuem baixa qualidade de amplificação e alta distorção. Em seguida, há a classe AB, que incorpora diversos amplificadores no mercado, ela se caracteriza por entregar baixa distorção e bom consumo de energia. Os amplificadores da classe D por sua vez entregam altíssima eficiência e excelente dissipação de calor.

Sensibilidade ao sinal

Medida em Mv, a sensibilidade está diretamente ligada à relação ganho-volume. Em outras palavras isso significa dizer que através de uma simples adição de volume o módulo responde rapidamente com um punch. Contudo a configuração de alta sensibilidade não é totalmente recomendada uma vez que ela pode sobrecarregar o módulo.

Dimensão

Com toda a certeza o fator da dimensão é subjetivo, uma vez que há no mercado veículos com diferentes tamanhos e espaço em porta-malas. No entanto se o seu projeto de som automotivo é para veículos de menor porte, vale a pena levar em consideração as dimensões do módulo

Entrada de áudio/sinal

A entrada mais comum atualmente é a RCA. Contudo existe ainda a High Level, ou seja, vai da saída para players, por exemplo. No entanto existem módulos que aceitam ambos o sinais.

Resposta de frequência

Possui o valor medido em Hz e KHz. Em outras palavras ela representa o valor que o módulo amplificador consegue amplificar o som e enviá-lo ao alto-falante.

Onde comprar

Em conclusão, destacamos que a ViniSound possui uma extensa variedade de módulos amplificadores disponíveis. Dessa forma, acessando o link abaixo você encontrará com toda a certeza o modelo ideal para o seu projeto de som automotivo. Então, acesse e escolha o seu:

Módulos amplificadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *