Diferença entre POTÊNCIA RMS, PMPO, Musical e pico
Se você já pesquisou produtos como alto-falantes e caixas de som, certamente já se deparou com diferentes medidas de potência. Mas afinal qual a diferença entre potência RMS, PMPO, musical e pico?
A redação da ViniSound produziu este material para explicar de maneira simples e prática a diferença entre estes valores.
Aliás, se você gosta deste tipo de conteúdo, saiba que postamos análises, dicas, comparativos de produtos e muito mais. Para não perder nada cadastre o seu e-mail logo abaixo.
Potência em Watts RMS
Em primeiro lugar, o valor em Watts RMS ou Root Mean Square, nada mais é do que a potência real do produto
Assim, nos casos dos alto-falantes o valor RMS diz respeito à potência constante real suportada, já em relação aos amplificadores temos a potência real fornecida.
Potência PMPO
Em segundo lugar está a potência PMPO ou Peak Music Power Output que representa um pico de tensão de milésimos de segundos.
Na maioria dos casos este valor de potência são inventados pelas empresas, visto que não existe um padrão técnico para medir esse valor.
Como estratégia de marketing muitas empresas utilizam o valor PMPO invés do RMS, para esconder a baixa potência real de um produto.
Potência musical
Em terceiro lugar temos a potência musical, que de modo geral, representa o dobro da potência RMS.
Ou seja, os alto-falantes suportam bem mais potência do que o valor RMS declarado, durante períodos frequentes e não constantes. Ao utilizar o alto-falante para reproduzir músicas é possível aplicar mais potência.
Por isso é comum que se use a nomenclatura de potência musical, como sendo por exemplo, o dobro do valor RMS.
Potência de pico
Em quarto lugar, a potência de pico como o próprio nome sugere, diz respeito à quantidade de energia que o alto-falante suporta em picos musicais dentro de períodos de tempo muito curtos.
Geralmente poucos segundos, porém a potência é quatro vezes maior que a RMS.
Essa medição é feita com equipamentos específicos.
Fale com a gente
Para finalizar, nós esperamos que você tenha entendido a diferença entre potência RMS, PMPO, musical e pico e que este material tenha sido útil para você.
Por isso nós queremos saber a sua opinião, crítica e sugestão de conteúdo. Basta escrever no campo de comentários abaixo.
Nós também deixamos alguns links para que você conheça nosso conteúdo e linha de produtos.