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Como calibrar o pneu corretamente?

Calibrar o pneu e dirigir com pressão certa para o carro garante economia e segurança. Saiba como calibrar corretamente, quando e onde fazer.
Como calibrar o pneu corretamente?

Uma tarefa fácil e simples, mas muitas vezes, esquecida pelos motoristas desavisados. Entretanto, uma calibragem bem feita garante maior segurança ao seu carro. E um conforto diferenciado aos passageiros e reduz o consumo de combustível.

É preciso sempre estar de olho nos pneus, assim como alguns outros itens importantes do carro, como freios, suspensão, bateria entre outros. Acompanhando sempre de perto, pois rodar por aí com esses itens de segurança gastos, pneus vazios ou cheios demais podem ser um risco enorme.

Cada pneu existe uma calibragem correta de acordo com a carga. Quando os pneus se encontram murchos, o carro acaba exigindo mais do motor. Gerando uma força maior para ele se movimentar. Tendo assim um aumento de até 20% a mais no consumo do combustível. Uma baixa ou alta calibragem influência, na distância de frenagem. Podendo ocasionar uma instabilidade e o risco de aquaplanagem. Se o Pneu estiver com libras acima do recomendado isso poderá diminuir sua vida útil. Quando muito cheio, haverá um desgaste no centro, quando muito vazio, as laterais serão mais afetadas. Sem contar com o desconforto no interior do veículo, já que as oscilações poderão ser perceptíveis e incomodas.

Qual é a calibragem correta?

Quando passamos por um posto de combustível que tem esses equipamentos para calibrar, é comum encontrar um frentista que irá tentar lhe auxiliar. Oferecendo as mais comuns que são 28 ou 30 libras. Mas apesar da experiência dos profissionais, é recomendado conferir primeiro a regulagem indicada pelo fabricante.

Estes valores são encontrados facilmente no manual que acompanha o veículo. Na parte interna da porta ou ainda na tampa do tanque de combustível. Ela indica a pressão correta para calibrar os pneus para o eixo dianteiro e traseiro, porque cada um deles tem uma função diferente, dependendo também do tamanho do aro. Com o carro cheio, também existem outros valores de calibragem, pois a pressão aumenta.

Quando calibrar o pneu?

Fique sempre de olho no estado deles, pois o aspecto de murcho indica urgência na calibragem. Entretanto, nem sempre é possível perceber visualmente. E mesmo com uma aparência perfeita, podem estar sim descalibradas.

Na dúvida, é recomendável que realize essa checagem toda semana ou, ainda, no máximo a cada 15 dias, evitando assim surpresas desagradáveis, de preferência que os pneus estejam frios, ou seja, tenham rodado ai 3 quilômetros até o local.

Onde calibrar o pneu?

É comum encontrar estes aparelhos em postos de combustíveis, oficinas especializadas em serviços automotivos, e em lojas que vendem pneus. Sendo muito recomendado que seja nestes dois últimos, pois os equipamentos são mais confiáveis, por ter uma regulagem mais precisa e por serem ajustados freqüentemente, em qualquer um destes locais, terá sempre alguém para poder lhe auxiliar.

Lembre-se de sempre estar com os pneus do carro não aquecidos, para uma melhor medição do resultado da calibragem.

Devo usar nitrogênio ou ar comprimido?

Estas duas opções já podem ser encontradas no mercado automotivo, mas o nitrogênio é mais difícil. Geralmente só algumas oficinas contam com este tipo de calibragem. Enquanto que, em postos de combustível o ar encontrado freqüente é o ar comprimido.

O Nitrogênio mantém por mais tempo a pressão do pneu, em comparação ao tradicional, que expande e contrai facilmente de acordo com a temperatura atingida. Efetuando assim uma calibragem com gás, o pneu sofre um menor desgaste, fazendo com que a revisão possa ser prolongada. Esse tipo de ar é usado com maior freqüência em corridas automotivas, pois melhora a desempenho do automóvel.

O Ar Comprimido com o gás não devem ser misturados. Se o pneu já estiver com um dos dois, o motorista deve fazer a substituição. Esvaziando totalmente o pneu, tomando cuidado para não estragar as laterais devido ao peso do carro.

E quanto ao estepe?

A qualquer momento pode acontecer de ser necessário utilizar o pneu estepe, então ele deve estar pronto e em condições perfeitas para sair rodando. Por isso na hora de calibrar os pneus do carro, é sempre recomendável que verifique se o estepe está calibrado, e sempre colocando uma ou duas libras a mais que o indicado, já que ficando armazenado no porta-malas pode esvaziar rapidamente.

Preferencialmente o estepe deve ser o mesmo que os demais do veículo, para não afetar a transmissão ao conduzir o carro.

Os pneus são itens de segurança, por isso, devem ser revisados sempre. Além disso, transitar com pneus em mal estado, acarretará em uma infração gravíssima, com multa e mais 7 pontos na carteira de habilitação.

O custo de um pneu de qualidade gira em torno de R$200/unit para os carros populares. Mas é um investimento que pode poupar recursos financeiros que vão além das multas, aumentando assim a economia no combustível e, protegendo a vida de cada passageiro.

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