Correia dentada: O que é e Quando trocar?
Correia Dentada
Primeiro de tudo, se tem alguma peça no carro que pode causar um prejuízo enorme, é a correia dentada. Os gastos hoje em carros populares, varia de R$1 Mil até R$5 Mil. Continue lendo para que assim, você entenda melhor. Veja também algumas dicas e cuidados que você deve ter.
Para que serve a correia dentada?
Essa peça, que pode ser um grande prejuízo silencioso, e talvez uma das mais importantes. É ela quem vai fazer com que o carro tenha um perfeito funcionamento. Devido aos dentes que nela possui, é possível ordenar o momento exato que cada válvula vai abrir ou fechar. Coordenando assim, a árvore de manivelas (virabrequim).
Se por uma infeliz falta de sorte, essa correia chegue a se romper com o carro em movimento. Os pistões podem assim, acabar se chocando com as válvulas, assim causando um grande prejuízo. Se isso acontece, você seria obrigado a fazer a retífica do cabeçote, que em um motor 1.0, não vai gastar menos de R$ 1 mil.
E não acaba por aqui, se estiver em alta velocidade e isso acontecer, o impacto será tão grande, que os pistões irão assim se quebrar. Se considerarmos o mesmo carro do exemplo, motor 1.0, o reparo será em torno de R$3.500 à R$5 Mil.
Olhando assim, parece meio complicado, não se preocupe, é só pra você entender que se deve ter atenção e cuidado com essa peça. Além disso, quem vai trocá-la pra você já entende tudo isso.
Como evitar que a correia se quebre?
Evitar reduzir a marcha drasticamente, dar trancos no carro, ou cantar pneus. Ainda assim a melhor forma seria a substituição da mesma dentro dos prazos. Em sua grande maioria ela deve ser substituída a cada 50 mil quilômetros ou três anos.
Leve sempre ao mecânico se notar algum vazamento de óleo. Costuma acontecer muito com veículos usados, as vezes possui algum vazamento pelo retentor do comando de válvulas. E ele acaba indo para a correia. Certamente, acontecendo isso pode dizer, “Adeus correia”.
Como sei se ela está prestes a se romper?
Aqui mora o perigo, não é possível detectar esse problema, assim o recomendável, é de cada 15 mil quilômetros estar de olho nela. Levando a algum mecânico de sua confiança. Geralmente ela está protegida por uma capa de plástico, e assim dificulta a avaliação em casa.
Quando você levar ao mecânico, ele irá com o veiculo desligado, retirar a capa, e procurar por sinais de trinca, ou desgaste dos dentes. Assim encontrando possíveis problemas e já fazendo a manutenção correta.
Acabei de adquirir um carro usado, qual cuidado eu deveria ter?
Se for comprar um carro que tenha mais de 50 mil quilômetros. Primeiro de tudo, é levar pra fazer uma revisão, verificando não só esta correia, mas a do alternador, bicos, velas, cabos, e etc. Assim evitando a quebra e além disso, um gasto desnecessário.
Existem também no mercado dois tipos de sistemas, Correia e corrente
Resumindo, se a peça for de borracha é correia. Se for metálica, é corrente. A corrente possui uma vantagem, que é a durabilidade, sendo assim mais difícil de se romper. Porém o custo é maior. Também é importante saber, que não há como substituir um sistema de correia por um de corrente.
Ainda assim ficou alguma dúvida? Comente abaixo!
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