CuriosidadesEntretenimentoTecnologias

Você sabe a diferença entre decibéis (dB) e frequência (hz)? Fique por dentro

Saiba de uma vez por todas qual é a diferença entre frequência e decibéis. Veja também como adquirir os melhores equipamentos para som automotivo, como players e caixas, pela internet.

Não saber qual a diferença entre decibéis e frequência é uma dúvida muito comum, principalmente entre aqueles que estão começando a se interessar agora sobre som automotivo.

A frequência (Hz) e os decibéis (dB) são duas grandezas da física que apresentam uma única característica em comum: a relação estreita com o som. Continue lendo e confira mais detalhes.

O que é Frequência (Hz)?

A frequência é medida em Hertz (Hz) e informa qual é o tipo de som a ser analisado ou reproduzido.

O ouvido humano é capaz de processar frequências de 20 Hz a 20000 Hz.

De forma didática, a frequência informa a quantidade de vibrações/ondas por segundo, sendo que 20 hertz significa 20 vibrações/ondas por segundo.

Os nossos ouvidos conseguem processar tais ondas e o cérebro fica responsável por traduzir as vibrações.

Nesse sentido, um som grave, por exemplo, vai de 40 a 160 Hz, sendo capaz de tornar o ambiente mais envolvente, e isso porque conta com as ondas fundamentais do vigor musical e do grave.

Porém, pode soar estranho e embolar em sistemas de áudio que não sejam de alta qualidade. As batidas geralmente se enquadram nessa faixa de frequência.

O som agudo, por outro lado, varia entre 5 a 10hz, é repleto de harmônicos, com um vocal sibilar (conferindo maior singularidade) e muito remete ao agudo do prato da bateria.

O que é Decibel (dB)

Decibéis são outra grandeza da física que trata do som, mais especificamente de seu volume e intensidade.

O decibel é uma unidade utilizada para mensurar a intensidade do volume/som presente em um ambiente. Para tal, é usada uma escala logarítmica que distribui os diferentes níveis de intensidade de um barulho em decibéis.

Nesse sentido, o maior volume fisicamente possível é de 194 dB. De acordo com as leis da física, nem mesmo mil bombas atômicas são capazes de ultrapassar essa medida do som.

Por outro lado, os menores volumes são de 30dB (que corresponderia ao silêncio de uma biblioteca) e 20dB, que é considerado o limite de silêncio na superfície da Terra, sendo que não é possível encontrar um som mais baixo que isso em um ambiente natural.

Frequência (Hz) vs. Decibéis (dB)

De forma resumida, pode-se afirmar que o volume dobra de intensidade a cada 3dB. Por conta disso, se considera que o dobro de 60dB é 63dB, o dobro de 95dB é 98dB, e assim consecutivamente.

Por outro lado, o ouvido humano não é capaz de ouvir em escala (Bell), sendo que a sensação de volume dobrado permanece entre 8 e 10dB

É considerado que o melhor volume para ouvir sons com “muita emoção” seria entre 90 e 105dB, sendo que os picos podem chegar a 110dB, mas apenas por poucos minutos, para manter a margem de segurança. Acima disso já se torna prejudicial à saúde.

Encontre players e outros aparelhos para som automotivo na ViniSound

Agora que você sabe que é possível traduzir um som em números a partir da frequência e dos decibéis, veja onde encontrar players e outros aparelhos para potencializar seu som automotivo.

A ViniSound é uma loja online que conta com tudo o que você precisa para montar ou projetar um som automotivo que corresponda às suas expectativas e entregue a intensidade que você deseja.

Além disso, a loja oferece 5% de desconto para os seus clientes e formas facilitadas de pagamento, tudo isso sem ter que sair de casa!

Navegue pelo site para conferir todas as opções de players, caixas, entre outros aparelhos.

Veja mais: Alto falante Triton | Peças Toyota | Capotas marítimas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *