Aprofunde-se e conheça mais sobre a diferença entre filtros para seu som automotivo

Saiba tudo o que precisa sobre a diferença entre filtros e escolha o melhor para o seu som automotivo. Veja também onde encontrar equipamentos para som, como caixa trio tornado, pela internet.

Antes de escolher um filtro para o som do seu carro, é preciso entender quais são as diferenças entre eles. Mas, primeiramente, é importante ter algumas informações sobre a frequência.

Frequência de som automotivo e a escolha do melhor filtro

A frequência (em Hertz) basicamente representa um determinado tipo de som em número. Os seres humanos conseguem processar frequências de 20hz (uma frequência muito grave) a 20000hz (que é uma frequência muito aguda).

Ou seja, quanto menor a frequência (em Hertz), mais grave é a representação do som, e quanto maior o valor em HZ, mais aguda.

Por exemplo: Para um alto falante conseguir reproduzir todos os níveis de frequência é bem complicado. Ele não é capaz de reproduzir com muito volume sonoro ou qualidade.

Por outro lado, hoje há modelos de alto falantes que emanam uma faixa menor de frequências, e por isso são capazes de reproduzir com maior volume sonoro e qualidade.

Porém, para que o alto falante tenha essa capacidade, é crucial que as frequências cheguem até ele de maneira “limitada”.

E como é realizada essa “limitação” de frequências?

A limitação ocorre a partir de filtros, chamados de HPF e LPF:

O Corte HPF (ou High Passa Filter) é responsável por filtrar as frequências mais baixas, e permitir que as mais altas prossigam.

O Corte LPF (ou Low Passa Filter) consegue filtrar as frequências mais altas e permitir que as mais baixas passem.

Cada tipo de alto falante possui um determinado valor de HPF e LPF.

Mas afinal, qual a diferença entre os filtros de decibéis por oitava?

No caso, decibéis (ou “dB”) nada mais é que um número que mostra a potência do som. Oitava, por sua vez, significa o dobro ou metade da frequência.

Nesse sentido, e usando alguns exemplos para melhor explicar, um corte HPF de 100hz 12dB/8ª quer dizer que o sinal de 50hz (metade 100hz) se encontra 6 decibéis menor.

Por outro lado, um corte LPF de 600hz 12dB/8ª quer dizer que o sinal de 1200hz (dobro de 600hz) se encontra 6 decibéis menor.

No caso de um processador que permite todas as opções de filtro, qual utilizar?

Isso vai depender do que você deseja para o seu som. Normalmente, em sistemas de alto desempenho, a opção mais procurada é de 48dB/8ª.

Essa opção concede um maior alívio no trabalho do alto falante, uma vez que as frequências chegam com menor intensidade (principalmente aquelas que ele não sabe processar corretamente), podendo até mesmo conferir mais potência em alguns casos.

Por outro lado, em sistemas de menor desempenho, um filtro com potência de 48dB/8ª pode afetar a qualidade do sistema de som. Nesses casos, é mais recomendável optar por um corte mais simples, de 12dB/8ª.

Em síntese, geralmente o recomendável é investir no filtro mais forte, que confere menor chance de queima, mas de nada adianta se houver uma grande perda na qualidade sonora.

Encontre equipamentos de som, como caixa trio tornado, com 5% de desconto

A ViniSound é uma loja online que conta com toda a aparelhagem necessária, como caixa trio tornado, para potencializar o seu sistema de som.

Na ViniSound os clientes encontram filtros e outros equipamento de qualidade com segurança, e ainda ganham 5% de desconto e formas de pagamento facilitadas.

Navegue pelo site para conhecer a loja e todo seu aparato de equipamento para som automotivo.

Veja mais: Alto falante Triton | Peças Toyota | Capotas marítimas

error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *