As dúvidas frequentes de todo iniciante em som automotivo

O mercado de som automotivo é repleto de equipamentos, acessórios, produtos e serviços, os quais se complementam para trazer os melhores resultados possíveis, mas isso pode trazer algumas dúvidas aos iniciantes.

Se você se encaixa nesse grupo, fique tranquilo. Nós reunimos algumas dúvidas comuns de quem está no início de sua trajetória com som automotivo, com respostas que te farão entender muito melhor como funciona esse universo.

Perguntas comuns de principiantes em som automotivo

Não há qualquer motivo para ter vergonha ou preocupação por ainda não saber as respostas. Assim como acontece em todas as áreas, é comum ter dúvidas no início, mas com o passar do tempo, você poderá se tornar um especialista.

Caixa selada ou dutada?

Depende do projeto. A selada é menor e traz boa qualidade musical, enquanto a dutada ocupa mais espaço e traz mais volume. É preciso também considerar que alguns subwoofers são desenvolvidos apenas para um tipo ou para o outro, além de outros modelos que servem para ambos.

Por exemplo, os woofers utilizados em uma caixa trio JBL podem ser desenvolvidos apenas para esse tipo de caixa e não apresentar o desempenho esperado em outros modelos. Por isso, vale a pena pesquisar para fazer a escolha certa.

Para som de qualidade dentro do carro, qual é o melhor tipo de falante?

Os subwoofers. Quando se trata de qualidade, o objetivo é atingir todas as frequências musicais, de modo que seja possível escutar todos os instrumentos e a voz. O subwoofer é um tipo de falante que reproduz o chamado subgrave e grave, enquanto o woofer reproduz o grave.

É importante selecionar cada tipo de falante de acordo com o objetivo esperado. Caso contrário, a qualidade sonora será seriamente prejudicada.

Entre os sistemas de som, qual é o melhor: 5.1 ou 2.1?

Em sistemas automotivos, o 2.1 (estéreo) é a melhor pedida. O 5.1 foi desenvolvido para criar efeitos surround, os quais não são necessários no carro, já que o estéreo basta.

Como melhorar o som do carro sem gastar muito?

O ideal é começar pelos alto-falantes, já que eles são responsáveis por uma melhoria mais perceptível, diferente do que acontece quando o player é trocado e os falantes são os mesmos, o que trará uma melhora tão pequena que muitas vezes pode nem ser percebida.

Portanto, quando o orçamento for limitado, comece pelos falantes e, depois, quando possível, invista em amplificador e player.

Aumente seus conhecimentos sobre som automotivo!

Realmente, são muitas coisas a se pensar e analisar. Termos, equipamentos, detalhes, tamanhos, potências, capacidades, frequências… No início tudo parece complicado, mas pode ficar tranquilo que o domínio virá com o passar do tempo!

Ao começar aprendendo as questões mais simples, você conseguirá desenvolver sua experiência e conhecimentos com o que surgirá, e quando perceber, entenderá bastante sobre essa área tão interessante.

A ViniSound é a loja online ideal para você comprar a sua caixa trio JBL, assim como outros aparelhos e acessórios. Os pagamentos podem ser feitos em até 12 vezes no cartão de crédito ou à vista no boleto bancário, modalidade em que há 5% de desconto. Conte com a ViniSound e tenha o que há de melhor para o seu sistema de som automotivo!

error0

Um comentário em “As dúvidas frequentes de todo iniciante em som automotivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *