Dicas

As dúvidas frequentes de todo iniciante em som automotivo

O mercado de som automotivo é repleto de equipamentos, acessórios, produtos e serviços, os quais se complementam para trazer os melhores resultados possíveis, mas isso pode trazer algumas dúvidas aos iniciantes.

Se você se encaixa nesse grupo, fique tranquilo. Nós reunimos algumas dúvidas comuns de quem está no início de sua trajetória com som automotivo, com respostas que te farão entender muito melhor como funciona esse universo.

Perguntas comuns de principiantes em som automotivo

Não há qualquer motivo para ter vergonha ou preocupação por ainda não saber as respostas. Assim como acontece em todas as áreas, é comum ter dúvidas no início, mas com o passar do tempo, você poderá se tornar um especialista.

Caixa selada ou dutada?

Depende do projeto. A selada é menor e traz boa qualidade musical, enquanto a dutada ocupa mais espaço e traz mais volume. É preciso também considerar que alguns subwoofers são desenvolvidos apenas para um tipo ou para o outro, além de outros modelos que servem para ambos.

Por exemplo, os woofers utilizados em uma caixa trio JBL podem ser desenvolvidos apenas para esse tipo de caixa e não apresentar o desempenho esperado em outros modelos. Por isso, vale a pena pesquisar para fazer a escolha certa.

Para som de qualidade dentro do carro, qual é o melhor tipo de falante?

Os subwoofers. Quando se trata de qualidade, o objetivo é atingir todas as frequências musicais, de modo que seja possível escutar todos os instrumentos e a voz. O subwoofer é um tipo de falante que reproduz o chamado subgrave e grave, enquanto o woofer reproduz o grave.

É importante selecionar cada tipo de falante de acordo com o objetivo esperado. Caso contrário, a qualidade sonora será seriamente prejudicada.

Entre os sistemas de som, qual é o melhor: 5.1 ou 2.1?

Em sistemas automotivos, o 2.1 (estéreo) é a melhor pedida. O 5.1 foi desenvolvido para criar efeitos surround, os quais não são necessários no carro, já que o estéreo basta.

Como melhorar o som do carro sem gastar muito?

O ideal é começar pelos alto-falantes, já que eles são responsáveis por uma melhoria mais perceptível, diferente do que acontece quando o player é trocado e os falantes são os mesmos, o que trará uma melhora tão pequena que muitas vezes pode nem ser percebida.

Portanto, quando o orçamento for limitado, comece pelos falantes e, depois, quando possível, invista em amplificador e player.

Aumente seus conhecimentos sobre som automotivo!

Realmente, são muitas coisas a se pensar e analisar. Termos, equipamentos, detalhes, tamanhos, potências, capacidades, frequências… No início tudo parece complicado, mas pode ficar tranquilo que o domínio virá com o passar do tempo!

Ao começar aprendendo as questões mais simples, você conseguirá desenvolver sua experiência e conhecimentos com o que surgirá, e quando perceber, entenderá bastante sobre essa área tão interessante.

A ViniSound é a loja online ideal para você comprar a sua caixa trio JBL, assim como outros aparelhos e acessórios. Os pagamentos podem ser feitos em até 12 vezes no cartão de crédito ou à vista no boleto bancário, modalidade em que há 5% de desconto. Conte com a ViniSound e tenha o que há de melhor para o seu sistema de som automotivo!

3 thoughts on “As dúvidas frequentes de todo iniciante em som automotivo

  • Pingback: Manual básico de conservação para seu som | ViniSound

  • Aguinaldo Aparecido Aguiar de Melo

    Boa dia, tenho um dvd pionner DVH-8680AVBT nele queria ligar 2 pares de kits duas vias bravoxs 6 Polegadas Cs60bk num modulo taramps DS160/2 e uma caixa trio com um bomber one de 12 nela vai um modulo taramps tl 1500 como faço a ligação pode me ajudar ? obrigado.

    Resposta
  • Thiago

    Ola pessoal Vinisound.
    Tenho um som resindencial com uma SD400.2D/ Woofer EROS LC312 400W/2 6×9/Tweeter/X-Over CRX2. Porem acho o subgrave e grave pessimo para tocar sertanejo que é o que eu gosto. So fica um pouco bom se tocat hungria, mas no resto tudo é muito fraco o grave. As vezes tento ligar o grave no maximo de ganho e a voz quase no minimo, mas nao fica bom pq o woofer sempre passa um pouco de voz e ai fica embolado se vc nao aumentar a voz para sumir a voz do woofer. A altura do som eu estou talmente satisfeito acho ate muito alto ate, o que nao gosto é da pressão do subgrave a grave. Queria saber um alto falante q tenho melhor subgrave extreno possivel? Qual seria? Tornado 2200?
    as vezes penso no tornado mas acho estranho os meus 400W já serem muito alto e nao entendo como usaria uma potencia de 3000w no tornado. Acho que eu iria usar os mesmos 400 no maximo. qual é a dica de configuração para ter um subgrave muito forte mas com o som nao muito alto que nao de para ficar bem no ambiente? Tem solução? Ex. um colega tem cara preta no carro e mesmo com som baixo o grave é muito forte e eu queria isso no local externo. como chego nisso?
    desde já obrigado.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *