CuriosidadesDicas

Existe muita diferença entre os alto-falantes para o som do carro?

Veja quais são os tipos de alto-falantes existentes e principais diferenças entre eles. Confira também onde encontrar Caixa Trio JBL com segurança e qualidade pela internet.

Os alto-falantes funcionam como o porta-voz do som de um veículo. Consequentemente, se forem ruins, o som também será.

Por isso, escolher um bom modelo de alto-falante para o carro, é fundamental, se você deseja aperfeiçoar e potencializar o som do veículo.

Por ter se tornado muito popular nos últimos anos, hoje, é possível encontrar diversas opções de alto-falante, mais do que qualquer outra categoria de aparelhagem para som automotivo.

Principais tipos de alto-falantes e as diferenças entre eles:


Woofer

É um alto-falante conhecido por reproduzir muito bem os sons graves, médio-graves e parte dos médios (entre 50 Hz e 5.000 Hz), sendo um alto-falante de maior área. Conta com borda mais rígida e seu tamanho mínimo é de 1.2”, chegando até 18”.

Costuma ser indicado para reproduzir sons de piano, de baixo, guitarra, bumbo e tambor.

Subwoofer 

A reprodução de som pelo subwoofer se mantém ainda mais abaixo da dos woofers. Trata-se de um tipo de alto-falante utilizado para reproduzir frequências muito baixas, como sons graves e subgraves, comumente abaixo de 45 Hz.

Costuma ser o maior investimento entre os motoristas amantes de som automotivo. É muito indicado para reprodução de sons de baixo eletrônico, de bateria, de contrabaixo e de bumbo.

Não existe um local específico para ser instalado, mas é preciso prestar atenção para não obstruir o espaço do alto-falante com bagagens.

Mid-range 

Trata-se de um alto-falante que visa reproduzir frequências médias (de 300 Hz a 5.000 Hz), sendo capaz de reproduzir a maioria dos instrumentos musicais, porém seu diferencial diz respeito à faixa que cobre a voz humana.

Tweeter

Tweeter é um alto-falante pequeno (no máximo 3”), que tem por intuito reproduzir muito bem os sons agudos (frequência acima de 5.000 Hz). É mais voltado aos ouvidos dos passageiros do carro, devendo ser instalado acima das portas ou no painel.

Esse sistema reproduz muito bem o efeito estéreo, característica que remete à distribuição espacial da música no ambiente.

Triaxial

Esse sistema não pode ser totalmente considerado um alto-falante, e, sim, uma junção de tecnologias.

Sua faixa de frequência varia entre 50 e 20.000 Hz, sendo indicado para reproduzir diversos instrumentos, com exceção para baixo eletrônico, contrabaixo e bumbo de bateria.

Coaxial

Bem próximo ao sistema triaxial, porém sem o mid-range. No caso, tem em sua carcaça um woofer e um tweeter, sendo muito utilizado em kits de alto-falantes originais. Também, reproduz os mais diversos instrumentos, com exceção ao bumbo de bateria, baixo eletrônico e contrabaixo.

Veja também pra que serve o módulo de potência de um som automotivo

Encontre tudo o que precisa para o seu som com segurança pela internet

Em um projeto de som automotivo, é fundamental que o cliente tenha apoio de especialistas para escolher os equipamentos, e a ViniSound conta com a melhor aparelhagem, como Caixa Trio JBL, disponível em sua loja virtual.

A loja da ViniSound está equipada com tudo o que você precisa para o seu projeto de som, e ainda oferece 5% de desconto em todos os produtos, além de formas facilitadas de pagamento.

Navegue pelo site para conferir os modelos e tire suas dúvidas sobre a ViniSound.

Veja mais: DVD Pioneer | Caixa Trio | Woofer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *