Campeonatos de som automotivo: o que é importante saber?

Os campeonatos de som automotivo surgiram para que os apaixonados pelo assunto possam mostrar a potência de seus players. Confira todos os detalhes e veja onde encontrar equipamentos de som.

Os primeiros campeonatos surgiram nos Estados Unidos, durante a década de 1980, e tinham como principal objetivo destacar os carros com os melhores e mais potentes sons, o que acabou estimulando os fabricantes a investirem em mais tecnologia para os equipamentos.

Campeonatos de som automotivo no Brasil

Atualmente, no Brasil, existem diversas competições de som, espalhadas por todo território nacional, e a avaliação é feita tendo como base o critério PSL (Sound Pressure Level), que mede a pressão acústica.

Dentro dos campeonatos está terminantemente proibido o uso de drivers, cornetas e tweeters, para não atrapalhar no veredicto dos juízes.

Além disso, um microfone é acoplado na parte frontal do veículo, do lado direito, para captar os decibéis.

Categorias dos campeonatos de som automotivo

Existem categorias que subdividem os participantes de acordo com o nível de aparelhagem dos veículos, prezando por uma disputa justa entre todos.

As categorias existentes, na maioria dos campeonatos, são:

Light

Alguns acabamentos originais podem ser retirados do carro, como aqueles que estão presentes no porta-malas, porém os fios encapados e as caixas devem estar bem organizados. Os bancos não podem ser removidos, mas, sim, reclinados.

Em todos os casos, é proibido usar distribuidores de energia.

Intermediário 

Dentro dessa categoria o participante pode encontrar diversas regras, às vezes diferentes entre si, por isso é importante ficar atento às especificidades do campeonato.

No geral, é permitido utilizar até 3 baterias (contando 14 volts), que podem ser acomodadas em local não original, ou seja, antes dos bancos dianteiros, acima do assoalho, ou no porta-malas mesmo.

Na maioria dos campeonatos, também está autorizado ao nível intermediário a customização do teto do carro, podendo usar até dois módulos de potência.

Super

Na categoria super, fica proibido aos alto-falantes ficarem a uma altura acima dos bancos traseiros (na posição 90º). O painel deve ser original e sem furos, e o acabamento não é obrigatório, precisando constar apenas os preceitos básicos de segurança para o sistema de som.

Extreme

Esse nível pode ser subdividido em A, que chega até 20 mil watts de RMS, ou B, que ultrapassa esse valor. São permitidas alterações nas escotilhas, espuma injetável, concreto, entre outros.

Como participar de campeonato de som automotivo?

Antes de mais nada, é preciso ler com atenção o regulamento do campeonato. Além de pagar a inscrição estipulada, é preciso aceitar que esse dinheiro da taxa não será devolvido, mesmo em caso de desistência.

Durante a inscrição, o participante é comunicado que seus dados serão divulgados, junto com fotos dos carros, que poderão aparecer em jornais, revistas ou sites do ramo.

Encontre todos os equipamentos, como players e caixa de som, na ViniSound

Para participar de um campeonato de som automotivo, é preciso contar com os melhores equipamentos, players, rádios e caixas de som, e a ViniSound pode te ajudar a atualizar sua aparelhagem ou montar seu som.

Navegue pelo site para conferir todo o catálogo.

Veja mais: Loja de Som | Pro Audio | Target Bass

error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *