Veja como afinar um pandeiro

O pandeiro talvez seja um dos instrumentos musicais que mais represente a música tradicional brasileira. Acompanhe dicas de como afiná-lo e veja onde encontrar acessórios pela internet. 

Sobre o pandeiro

O pandeiro é muito popular e pode ser utilizado de várias maneiras, em diversos estilos musicais. 

Com uma mão o músico segura o pandeiro, e com a outra faz a percussão, seja utilizando os dedos, a palma ou o pulso. 

A forma como se bate no pandeiro faz toda diferença no som que será emitido, podendo ser mais curto e seco ou longo e floreado. 

O pandeiro pertence à família de instrumentos “membranofônes”. Nessa categoria estão inclusos também os tambores de corpo, e seu som é produzido pela vibração de uma membrana tensionada sobre uma armação. 

Em vista disso, o pandeiro pode ter diferentes tipos de afinação dependendo da pele utilizada. 

Dicas para afinar pandeiro

Pandeiro de nylon x pandeiro de couro

Um pandeiro com pele de nylon terá o som menos grave, e o pandeiro de pele de animal, por sua vez, terá o som mais grave, e isso se deve pela diferença de flexibilidade das peles do pandeiro. 

Ainda assim, em ambos os casos, a afinação variará de acordo com as “áreas de superfície”, ou seja, de acordo com os agudos, médios e graves. 

Quanto mais próximo o músico tocar da armação, menos grave será o som, e isso deve ser levado em consideração na hora de afinar o instrumento. 

O que realmente importa aqui é a tensão provocada pelos esticadores (ou afinadores) do instrumento. Com relação há isso não há uma norma específica, pois irá variar de acordo com o que a pessoa que toca o pandeiro precisa. 

Sobre as platinelas

As platinelas do pandeiro variam de acordo com o material, que pode ser flanders, latão, alumínio e até inox. Se os sons estiverem muito estridentes, o músico pode investir em abafadores de platinelas de metal, plástico ou até mesmo papelão (nas versões artesanais). 

Afine o pandeiro “em cruz”

A regra da cruz é fundamental na hora de afinar o pandeiro. Desse jeito, você deve primeiro afinar o lado posterior e depois o que está em frente, ou seja, na outra extremidade do instrumento, e assim por diante, sempre dando o mesmo número de rosqueadas em todos os esticadores. 

Isso faz com que o instrumento fique bem afinado e evita a possibilidade de danificar a pele ou o aro. Uma afinação malfeita pode, inclusive, empenar o corpo do pandeiro. 

Limpeza é muito importante para a saúde do seu pandeiro

Nunca se esqueça de limpar o pandeiro sempre após utilizar o instrumento. Use uma flanela seca para tirar resíduos de sujeira e suor, já que podem danificar a pintura, oxidar a ferragem ou causar o descolamento das lâminas (no caso de pandeiro de madeira). 

Encontre pandeiro de qualidade pela internet e receba em casa

Na loja online ViniSound você encontra pandeiro, violão, acessórios para instrumentos, além de aparelhos para som automotivo, como caixa trio tornado, e ainda recebe os produtos em casa, com segurança e qualidade. 

Navegue pelo site para conferir o catálogo e todas as opções que a loja tem a oferecer!

error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *