Corneta curta ou longa? Qual é melhor?

Neste artigo iremos explicar qual é o melhor modelo de corneta para o seu projeto de som, e saber quais são as principais diferenças entre elas, tendo como resultado um sistema de qualidade.

Primeiro de tudo, você precisa saber que caixa vai usar, Dutada ou Selada, e consequentemente os alto falantes se serão, Woofer ou Subwoofer. Agora sim, finalmente podemos falar sobre a corneta.

 

A corneta é um equipamento utilizado para ampliar a propagação de som que sai do driver, por todo o ambiente. Aumentando a eficiência, garantindo uma melhor qualidade de som, sem distorções sonora.

 

 

O som é reproduzido pelo driver, e saindo dele se choca com o ar, perdendo muito rendimento. Assim a corneta é essencial para conduzir e controlar como este som chegará a esse ambiente.

Ela é extremamente necessária para projetos de som externo como por exemplo, os carros que fazem propagandas nas ruas.

Quais são as diferenças entre a corneta curta e a longa?

Primeiro de tudo podemos observar, que o comprimento delas se diferem, e como resultado, isso está diretamente ligado a qualidade do som e o tipo que será reproduzido.

Corneta Curta

 

 

Tendo ela uma distância menor entre o bocal e a garganta, ela permite que o som se espalhe mais, reproduzindo de maneira mais uniformemente possível.

 

Corneta Longa

 

 

Já esse modelo, tem o poder de direcionar o som, tendo um formato mais cônico, sua pressão sonora aumenta, diferente do outro modelo, ele acaba por não permitir que o som se espalhe, não preenchendo o ambiente.

 

 

Para projetos de pequeno porte, para ouvir mais de perto, é aconselhável que se utilize o modelo curto. Já a corneta longa, é mais indicada para sistemas que possuam porte médio, ideal para campeonatos de som automotivo.

Corneta de plástico ou de alumínio: Diferenças?

Aqui já entramos em um assunto meio complexo, parece ser óbvio que a de alumínio seja a melhor opção, tanto pelo tipo de material, quanto pela qualidade.

O modelo de alumínio ou fibra é um material mais rígido. Mas o que isso vai influenciar na hora que eu for ouvir minha música?

A corneta de plástico, tem um material flexível, acaba tendo como resultado, uma certa vibração junto com o som reproduzido no driver. Assim você conseguirá perceber, que vai sofrer uma perda de qualidade no som.

Enquanto que no modelo de alumínio terá um ganho significativo maior. Pelo fato de não vibrar.

Qual seria a corneta mais indicada para o meu som?

É importante neste momento você já ter em mente qual será o tipo de projeto que irá fazer, se vai participar de campeonatos ou só quer um som mais interno. Porque isso irá influenciar diretamente, quais são os produtos que precisará adquirir.

Resumindo seria:

Quanto mais curta a corneta, mais agudo terá como resultado;
(sendo um som pra ouvir mais de perto)

Quanto mais longa a corneta, mais médio alto terá como resultado.
(Mais distante o som irá)

Quanto ao tipo de material, é necessário ver primeiro seu orçamento, até porque os modelos de plásticos tem um custo bem menor do que os de alumínio.

Ainda possui alguma dúvida? Comente abaixo!

Se você deseja adquirir drivers de qualidade ou corneteiras, finalmente encontrou o lugar certo, somente produtos originais, não arrisque seu soado dinheirinho em qualquer lojinha automotiva, venha conhecer nossos trabalhos, com garantia.

Loja ViniSound
error0

2 comentários em “Corneta curta ou longa? Qual é melhor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *