ComprasDicas

Quais parâmetros observar no alto-falante?

Inegavelmente para montar um som automotivo de qualidade é preciso estar atento aos detalhes. Pensando nisso decidimos falar sobre quais parâmetros observar no alto-falante. Conforme você vai ver a seguir vários fatores são determinantes para a qualidade final em termos de som. Então acompanhe este conteúdo na íntegra para conhecer cada um deles.

Se você nos acompanha há algum tempo certamente já sabe que postamos diversos conteúdos automotivos todos os dias. Por isso se esta é a sua primeira vez por aqui, recomendamos que você cadastre o seu e-mail em logo abaixo para ficar por dentro de todas as novidades.

Da mesma forma, aproveite para acessar o nosso canal no Youtube, se inscrever e ativar as notificações para acompanhar dicas, análises e comparativos de produtos.  

1º Potência

Em primeiro lugar é preciso falar sobre a potência de som em valor RMS e musical. A potência RMS nada mais é do que a potência real do produto, enquanto a potência musical corresponde ao fato de que a maioria dos alto-falantes suportam em curtos espaços de tempo, o dobro do valor RMS.

2º Impedância

O segundo parâmetro que deve ser observado é a impedância, que significa a resistência de um circuito contra uma corrente elétrica. Inegavelmente é muito importante ficar atento na escolha da impedância porque isso vai influenciar na escolha do módulo amplificador. Afinal é preciso “casar” a impedância entre eles.

3º Resposta de frequência

Em terceiro lugar é muito importante observar a resposta de frequência ou curva de resposta. Ou seja, a faixa de frequência em que o alto-falante vai atuar. Se estamos falando por exemplo, de subwoofers e woofers, eles precisam entregar subgraves (20 – 63Hz) e graves (63 – 250Hz) dentro do espectro de frequência.

4º Frequência de ressonância

Em quarto lugar está a frequência de ressonância que é a faixa de vibração do conjunto móvel com maior amplitude. Em outras palavras significa a frequência em que o alto-falante reproduz sons com excelente eficiência. O JBL tornado 15SWT3000 de 15 polegadas, por exemplo, tem faixa de frequência de 38Hz a 1500Hz e a frequência de ressonância (melhor eficiência) de 41Hz.

5º Sensibilidade

Logo após, temos a sensibilidade que representa o nível de pressão de som produzido. Podemos afirmar com toda a certeza, que a sensibilidade é um padrão importante, uma vez que nos dá uma ideia do quão alto o alto-falante reproduz o som.

6º QTS

Por fim temos o QTS, que representa a qualidade total do alto-falante. Ou seja ele define o controle do conjunto móvel. Na prática quanto menor o valor, melhor o motor do alto-falante controla o conjunto móvel. Assim há um som mais firme e com pancada. Por outro lado quando maior o valor, menor o controle do conjunto tendo assim graves mais pesados e lentos.

Conclusão

Por fim, esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Agora que você já sabe quais parâmetros observar no alto-falante, nós deixamos abaixo link com diversos alto-falantes no site da ViniSound. Sem dúvida você vai ver as melhores marcas, com ótimos preços. Além disso, se você quiser pode solicitar orçamentos de projetos de som automotivo 100% personalizados com a equipe da ViniSound através do WhatsApp (44) 99141-1806.

ALTO-FALANTES VINISOUND

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *