Iniciante: entenda os termos que são usados em som automotivo

Módulo, amplificador, crossover, MP3, EQ, EEQ etc. Quem é novo no universo de som automotivo (ou, às vezes, já até tem experiência na área) pode ficar perdido com tantos termos difíceis e, assim, não entender do que se trata o assunto.

Se você já se sentiu assim, fique tranquilo, pois chegou a hora de reverter a situação! Nós separamos alguns dos termos mais utilizados na área de som automotivo. Assim, quando falarem sobre players, rádios, flipdown, estéreo e muito mais, você não ficará de fora!

Termos mais utilizados

  • Subwoofer: alto-falante para a reprodução de sons graves, abaixo de 120Hz. O tamanho vai de 8” a 21”.
  • Woofer: alto-falante similar ao subwoofer, mas trabalha com frequências de 100Hz a 1 KHz. Tamanho variável de 5” a 18”.
  • Mid-bass: outro tipo de alto-falante, usado para reproduzir frequências médias-graves, de 100Hz a 5KHz. Tamanho varia de 5” a 8”.
  • Mid-range: alto-falante desenvolvido para reproduzir frequências médias, de 200Hz a 5KHz, em que é possível ouvir quase todos os instrumentos de uma música. O tamanho costuma variar de 3” a 4”.
  • Tweeter: reproduz as frequências mais agudas, de 2KHz a 20KHz. A maioria deles é pequena, mas alguns modelos podem chegar a até 3”.
  • Triaxiais e quadriaxiais: com 3 e 4 falantes, respectivamente, alto-falante que os agrupa na mesma carcaça para reproduzir todas as frequências de som em apenas um equipamento. Opção desenvolvida para quem deseja economizar na montagem do sistema de som.
  • Amplificador: como o nome diz, amplifica os sinais sonoros, de modo que a qualidade do som seja ainda melhor.
  • Crossover: circuito responsável por dividir o espectro sonoro em pelo menos duas faixas distintas de frequência de áudio.
  • MP3: formato sonoro de alta qualidade e que consegue comprimir o arquivo original em até 1/12 de seu tamanho, de modo a não ocupar tanto espaço de armazenamento.
  • Estéreo: sistema de som com dois canais, esquerdo e direito. É o mais comum utilizado e permite distinguir os sons que são emitidos pelos alto-falantes de cada lado, o que se acentua em determinadas músicas e conteúdos de áudio.
  • Flipdown: frente removível dos players que ajuda a prevenir contra roubos, já que a parte que fica à vista no carro é uma caixa preta que, praticamente, não chama a atenção.
  • EQ: equalização, responsável por deixar as faixas de frequência balanceadas.
  • EEQ: equalização fácil, em que o usuário tem controle sobre sua definição.
  • SFEQ: equalizador que visa trazer uma sensação acústica natural ao som, o que destaca os vocais das músicas.

Esses são alguns dos termos mais usados no que tange aos rádios, players e demais equipamentos encontrados em um sistema de som automotivo. Compreendê-los é essencial para poder se tornar um maior especialista no assunto.

Agora que você já sabe o que eles querem dizer, da próxima vez que quiser adquirir seus aparelhos e acessórios, entenderá melhor qual é a sua função e, assim, poderá fazer uma compra mais adequada.

A ViniSound é a loja ideal para a aquisição dos melhores players que procura, bem como outros equipamentos e acessórios que podem deixar o sistema de som do seu equipamento com ainda mais qualidade. O pagamento pode ser feito no cartão de crédito, em até 12 vezes, ou à vista no boleto bancário, com 5% de desconto nesta opção.

error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *