Dicas

Os cuidados necessários na hora da escolha da bateria para seu som

O sistema de som é uma das grandes paixões no universo automobilístico, o que faz com que os interessados invistam nos melhores equipamentos e acessórios. O grande objetivo é a obtenção de um resultado bastante agradável para curtir uma boa música no carro.

Contudo, um detalhe que nem sempre é considerado é a necessidade de uma bateria que comporte esse sistema. Se isso não for devidamente planejado, os equipamentos não terão capacidade para funcionar corretamente, o que ocorrerá de maneira apenas parcial, não explorando suas possibilidades.

Vamos saber quais são os principais pontos a se analisar em relação à bateria para que você consiga desfrutar ao máximo do sistema sonoro do seu carro!

Quais cuidados são essenciais para a escolha da bateria?

Ao levar os seguintes pontos em consideração, você conseguirá fazer a melhor escolha possível. Confira:

Calcule a corrente necessária

O primeiro detalhe a se considerar é a corrente da bateria, que deve ser suficiente para alimentar todo o sistema de som. Isso pode ser feito ao analisar a potência do amplificador e, então, dividir o valor por 12.

Por exemplo, se o amplificador tiver potência de 1.800 mAh, então a bateria deve ser de, no mínimo, 150 Ah. Assim, o equipamento terá toda a energia de que precisa para funcionar.

Pesquise sobre as marcas

Assim como ocorre no universo de som automotivo, as baterias também são fabricadas por diferentes empresas, cada uma com seu padrão de qualidade. O ideal é optar pelas mais renomadas e reconhecidas no mercado, pois é reduzido o risco de eventuais falhas.

É importante que o custo-benefício seja colocado à frente do preço, já que não vale a pena comprar um acessório de baixa qualidade só porque é mais barato, ou o mais caro pensando ser a melhor opção. Dessa forma, o funcionamento do sistema pode ser colocado em risco, o que tende a trazer prejuízos futuros.

Por isso, faça uma pesquisa de fabricantes e escolha apenas aqueles que sejam reconhecidos no mercado.

Cuidado com as “baterias para som”

Ao analisar as opções disponíveis nessa área, é possível se deparar com algumas baterias caracterizadas como especiais para sistemas de som automotivo, principalmente quando se precisa de uma com maior corrente, mas essa não é a melhor opção.

Tais equipamentos costumam ser desenvolvidos com um padrão de qualidade inferior, o que pode resultar em uma menor durabilidade ou corrente. Ao invés disso, se precisar de uma bateria potente, opte pelas náuticas, desenvolvidas para embarcações, as quais possuem uma demanda natural por mais corrente.

Instale a bateria próximo ao amplificador

Embora não seja uma dica diretamente relacionada à aquisição, é necessário considerar que as baterias precisam estar o mais próximo possível do amplificador. Afinal, quanto maior for a fiação, maior também será a “perda de energia” pelo caminho.

Isso também ressalta outra necessidade, que é a de optar por uma equipe de qualidade para a instalação do sistema de som. Assim, a posição será planejada de modo a ser a melhor possível para cada equipamento e acessório.

Tenha a melhor bateria para o seu sistema!

Ao analisar todos esses pontos com cuidado, você estará apto a adquirir uma ótima bateria para o sistema de som automotivo e, assim, poder desfrutar de todo o seu potencial sem enfrentar problemas.

A ViniSound é uma empresa especializada na área de som automotivo, onde você pode adquirir a sua caixa trio JBL, bem como outras caixas, amplificadores, falantes e outros equipamentos e acessórios. Os pagamentos podem ser feitos à vista, no boleto bancário, com 5% de desconto, ou a prazo, em até 12 vezes no cartão de crédito. Aproveite!

Veja mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *