Primeiro Carro Fabricado no Brasil
Seja bem-vindo ao blog ViniSound, se é a sua primeira vez por aqui, já informamos que você encontrará, com toda a certeza, uma diversidade de conteúdos, como por exemplo: curiosidades e dicas automotivas, análises e comparativos de itens de som e acessórios automotivos, e muito mais. Nesse sentido vamos trazer hoje uma curiosidade automotiva ao primeiro carro fabricado no Brasil. Então vamos nessa!
Romi-Isetta
A história do primeiro carro fabricado no Brasil, parte, em primeiro lugar, de um publicação do jornal Diário de São Paulo, quando noticiou em 28 de agosto de 1955 que as indústrias Romi (que até então fabricavam tornos e tratores) produziriam o Romi-Isetta no Brasil. Logo após, em 5 de setembro de 1956, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, o Romi-Isetta se estabeleceu como o primeiro automóvel de passeio fabricado em território nacional. O automóvel contava com um design peculiar (aceitável para a época), com uma única porta frontal. Além disso, possuía um com um motor de dois tempos que em outras palavras, realiza o ciclo de admissão, compressão, expansão e exaustão de gases a cada volta do eixo.
Publicidade
Inegavelmente, a fabricante utilizou uma estratégia de publicidade que visava o alcance do Romi-Isetta a diferentes públicos. Dessa forma, a publicidade atingiu, estudantes universitários, o público feminino e família de um modo geral, no sentido de o Romi-Isetta ser uma segunda opção de veículo.
Peculiaridades
Certamente o Romi-Isetta foi um automóvel repleto de peculiaridades. Nesse sentido destacamos a potência do motor, que contava com apenas 9,5 cv. Além disso, sua coluna de direção se posicionava entre os pedais de freio e embreagem. As rodas traseiras por sua vez, vinham muito próximas uma da outra, o que melhorava a tração, no entanto dificultava o desvio de buracos e irregularidades do asfalto. Ãlém disso, na Europa o Romi-Isetta ganhou versões em furgão, pick-up com caçamba de madeira e aço e até mesmo carro de bombeiros. Para finalizar, destacamos que o Romi-Isetta recebeu uma versão maior (que não chegou ao Brasil) anos após seu lançamento denominado BMW 600, contando com motor de 2 cilindros e quase 20 cv, possuía uma porta frontal e outra lateral, bem como capacidade para quatro lugares.
Fale com a gente
Por fim, desta curiosidade a respeito do primeiro carro fabricado em solo brasileiro, queremos saber a sua opinião. Por isso sugerimos que nos escreva no campo abaixo de comentários para dúvidas e sugestões. Seja como for, deixamos o convite aberto para acessar nosso site e encontrar os principais produtos do ramo de som automotivo, com excelentes condições de preço, parcelamento e frete personalizado.