CuriosidadesReviewTecnologias

Crossover Automotivo: O que é e para que serve?

Para que serve?

Se você tem ou quer fazer um projeto de som de nível profissional, e já escolheu seu “woofer ou subwoofer”, com toda certeza, você precisa de um crossover, que é um dispositivo muito desprezado no meio automotivo¨. Mas se usado da maneira correta, é ele quem vai cuidar da qualidade do seu som e além, evitar que queime os seus falantes por distorção.

Você também já deve ter ouvido algo assim, “Som automotivo não precisa de um crossover, é só um meio deles ganharem mais dinheiro”. Existem pessoas que acabam levando isso a sério, e isso na verdade é uma bobagem, uma ignorância total ao assunto. No mínimo é uma pessoa que nem sabe o que um crossover é capaz de fazer.

Primeiro de tudo, com um crossover você consegue garantir total qualidade em seu som, é muito comum em eventos de som automotivo, você passar e ouvir alguns alto falante, parecendo um berreiro, que ninguém entende absolutamente nada, uma caixa de abelha, certamente se tivesse um crossover não estaria assim.

Esse dispositivo tem o incrível poder de dividir as frequências corretamente para cada um de seus componentes automotivo. Exemplo: você pega e liga seu subwoofer, sua corneta e o tweeter diretamente no módulo, que está recebendo o sinal sonoro, sem o crossover, portanto todos os alto falantes, receberão o mesmo sinal. Ou seja, pode ocasionar distorções, enfraquecimento e até a queima.

O crossover dividi essas frequências com precisão, melhorando a força do som, e além disso, também a qualidade. Existem vários modelos de crossover hoje no mercado, é possível achar de 2 até 5 vias, para poder regular corretamente cada canal.

Divisor de Frequência

Certamente é possível achar varias soluções pela internet, mas nenhuma se compara a um bom crossover reguladinho, conseqüentemente é ele quem vai fazer uma divisão eficiente.

Alguns exemplos de faixas:

Subwoofer recebe apenas frequências graves;
Driver recebe apena as frequências Médias Altas;
Tweeter recebe apenas as frequências agudas;

Configuração correta do crossover

Apesar de ser bem específico, o desempenho perfeito só se dará, se a configuração estiver correta. É muito importante que as faixas sejam reguladas da maneira certa, para que assim a distribuição dê o resultado esperado.

A dica na hora de comprar um crossover, é procurar aquele que tem amplas faixas permitindo o ajuste dos corte de frequência, e também que tenha vias de passa-faixa. Uma funcionalidade que permite, que você defina exatamente o inicio e o fim de cada frequência.

Essencial que você leia o manual de instruções dos seus alto falantes porque só assim conseguira fazer essa regulagem, mas também podemos exemplificar, um corte de 4 vias:

Subwoofer – 40Hz á 100Hz
Mid Bass – 100Hz á 500Hz
Driver – 500Hz á 5kHz
Tweeter – 5kHz á 20kHz

Ainda possui alguma dúvida? Comente abaixo!

Se você deseja adquirir um crossover de qualidade, está no lugar certo, temos parcerias com algumas marcas, e assim conseguimos ótimos preços pra você que é o nosso cliente. Com qualidade de ponta, não arrisque seu soado dinheirinho em qualquer lojinha automotiva, venha conhecer nossos trabalhos, com garantia.

Responsabilidade, garantia e qualidade é na ViniSound
Visite nossa Loja ViniSound

4 thoughts on “Crossover Automotivo: O que é e para que serve?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *