Caixa dutada ou selada, qual devo usar?
Você que está pensando em montar um projeto de som e já sabe qual alto falante usar, se Woofer ou Subwoofer? Agora precisa pensar em qual caixa usar, caixa dutada ou selada, finalmente vamos entender as diferenças, para obter um bom desempenho.
Na matéria de hoje iremos descobrir os pontos positivos e negativos dos dois tipos. E assim descobrir qual você deve escolher para o seu projeto se é a caixa dutada ou selada. Também algumas outras dicas para o seu projeto ficar show. Confira:
Diferença entre caixa dutada e selada
Caixa de Som Dutada:
A caixa dutada, possui em sua arquitetura uma ou mais aberturas que permite a saída de ondas sonoras que são produzidas pelo alto falante. Essas saídas possui dutos de ar.
Em questão de volume de decibéis essa caixa se coloca superior a caixa selada. Porque ela empurra o ar, mantendo a mesma potência.
Mas apesar dos ganhos, a caixa dutada possui um ponto fraco, na qualidade e definição. As músicas com graves mais rápidos, no caso as musicas no estilo Rock, costumam sair um som embolado. Colocando uma batida sobre a outra e a qualidade da sua música ficará ruim.
Já em músicas que possui um grave mais estendido e suave, como é o caso do funk e música clássica, o som ficará perfeito.
Caixa de Som Selada:
A caixa selada, possui uma arquitetura mais fácil de ser construída, mais barata e simples. Isso acontece porque, além de ser menor que a dutada, ela não precisa de nenhum orifício que permita as ondas sonoras do falante escapar.
Isso faz com que em graves de ataque, mais rápidos como nas músicas de rock, tenha um desempenho melhor. Além disso garanti um som ideal, sem nenhuma sobreposição de faixas, assim consegue ter uma melhor qualidade, mesmo em volumes altos.
E agora qual seria a caixa ideal? Caixa dutada ou selada?
Primeiro de tudo, você deve analisar, qual é o objetivo ao comprar esta caixa? Quais são as músicas que pretende ouvir?
As duas caixas possuem um objetivo distinto, e apresentam pontos negativos e positivos.
Porém se você preza por qualidade. E pretende ter um som interior, e ainda assim ter um espaço no carro, a indicação seria uma selada. Agora se você quer abrir o porta-malas, e não se importa tanto com a qualidade, ou ainda assim não pretende ouvir músicas como rock, que possuem batidas rápidas, a caixa dutada será a melhor opção.
A caixa selada propõe uma batida grave mais forte, já a segunda dutada faz com o que o grave seja mais prolongado. É apenas questão de gostos.
Ainda possui alguma dúvida? Comente abaixo!
Se você deseja adquirir uma caixa dutada e selada de qualidade, está no lugar certo. Temos parcerias com algumas fábricas de caixa, assim conseguimos produtos com qualidade de ponta. Não arrisque seu soado dinheirinho em qualquer lojinha automotiva, venha conhecer nossos trabalhos, com garantia.
Pingback: Corneta curta ou longa? Qual é melhor? • Blog Vinisound
Pingback: Voltímetro Automotivo: O que é e para que serve? • Blog Vinisound
Pingback: MVH-298BT Pioneer ou SP2310BT Pósitron, é bom? • Blog Vinisound
Pingback: Subwoofer TS-W311S4 ou TS-W3090BR Pioneer é bom? • Blog Vinisound Vinisound
Pingback: Controle de Longa Distância, para que serve? • Blog Vinisound
Pingback: Mixtrax Pioneer: O que é? E para que serve? • Blog Vinisound
Pingback: Som automotivo: Quais são os cuidados que devo ter? • Blog Vinisound
Pingback: Caixa Bob Esponja: Vale a pena? é boa? • Blog Vinisound
Pingback: Caixa Residencial Room: Vale a pena? é boa? • Blog Vinisound
Pingback: Montando um som de qualidade e barato • Blog Vinisound
Pingback: Montando um som automotivo de qualidade e barato • Blog Vinisound
Pingback: Caixa JBL Duto Triangular é boa? • Blog Vinisound
Pingback: Caixa Dutada Bomber One: Vale a pena? É Boa? • Blog Vinisound
Pingback: Subwoofer Pioneer W3060BR: Vale a pena? é Bom? • Blog Vinisound
Olá, gosto de escutar rock, porém escuto também funk, hip-hop, música eletrônica… gosto de qualidade de som em todos esses estilos de música, qual a melhor opção de caixa? Selada ou Dutada?