ReviewTecnologias

Voltímetro Automotivo: O que é e para que serve?

Neste artigo explicaremos para que serve um voltímetro automotivo no projeto de som
Voltímetro Automotivo

Se você ainda está pensando por onde começar seu projeto de som automotivo, primeiro de tudo, você precisa saber que caixa vai usar, Dutada ou Selada, e consequentemente os alto falantes se serão, Woofer ou Subwoofer, o bucal das cornetas se será Curta ou Longa, os módulos. Já escolhido tudo isso, finalmente podemos falar sobre o voltímetro automotivo.

A principal função dele é monitorar a tensão da bateria. Será ele que vai mostrar pra você se a sua bateria está acabando a carga.

Existem 2 categorias de voltímetro, o analógico e o digital, neste artigo iremos falar somente do modelo digital.

Voltímetro  digital

Estes voltímetros pegam a informação analógica, que são representados por valores contínuos, e passa para uma cadeia de bits. Para que seja possível processar elas, e transformar em sistema digital.

Quando essa informação de bits chega até ele, se inicia o processo de conversão, e o aparelho começa a fazer comparações periódicas do sinal de entrada. Convertendo-as em um sinal digital que será exibido no painel de LCD.

Assim enquanto o sistema sofrer alteração, por pequena que seja, o sinal exibido no painel LCD, ficará mudando.

Alguns voltímetros possui a função de desligar o módulo automaticamente, para que assim ele não queime, já outros voltímetros ficam somente piscando para te alertar, também já existe no mercado alguns módulos que possui a função de desligar automaticamente, porém são muito sensíveis e acabam queimando por desligarem muitas vezes e até equivocadamente.

Com esse aparelhinho que aparentemente parece insignificante, você terá o poder de evitar muitas “dores de cabeça”, como danificar o seu aparelho, ou até mesmo passar aquela vergonha porque ficou sem partida no “rolê”.

Considerações Finais

Um voltímetro automotivo possui somente essas duas funções, te mostrar a escala de tensão da bateria, e lhe avisar seja piscando ou desligando automaticamente, que aquela tensão é inapropriada para o seu som, e poderá ficar sem partida.

Se você colocar em consideração o Custo-benefício, verá que é mais do que dever ter um desses, para deixar seu projeto ainda mais profissional. O valor é muito insignificante perto de tudo que ele pode te oferecer. E assim poderá ficar tranquilo na hora de curtir o som no churrasco do final de semana.

Ainda possui alguma dúvida? Comente abaixo!

Se você deseja adquirir um voltímetro de qualidade ou corneteiras, finalmente encontrou o lugar certo, somente produtos originais, não arrisque seu soado dinheirinho em qualquer lojinha automotiva, venha conhecer nossos trabalhos, com garantia. Além disso já temos mais de 5 anos no mercado.

Loja ViniSound

2 thoughts on “Voltímetro Automotivo: O que é e para que serve?

  • Adeilsom

    Tá você falo que o voutimetro monitora se a bateria está prestes a acabar mais e se o som for ligado tireto na tomada sem ter bateria

    Resposta
  • Adeilsom

    Tá você falo que o voutimetro monitora se a bateria está prestes a acabar mais e se o som for ligado tireto na tomada sem ter bateria no som

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *