Som automotivo: Quais são os cuidados que devo ter?

É muito importante cuidar do nosso som automotivo, como diz aquela frase, “quem ama cuida”. Aqui vai algumas dicas pra você que ama seu som.

Alto-Falantes

Esse passo é muito importante, saber que tipo de ambiente você pretende usar seu projeto de som automotivo. Escolhendo se deseja um som interno(subwoofer) ou ainda um externo(woofer)?

Se você gosta de um som externo. Aconselhamos que leia até o final do post onde estará disponível a legislação, para ficar dentro da lei e não levar multas.

O tamanho do alto-falante é muito importante, pois isso influência também, no resultado final. Além disso, a potência sendo alta, pode dar um problema na fiação do carro, se ela não for compatível com as recomendações. As caixas que são seladas ocupam um espaço menor, trazendo assim uma maior qualidade e conforto. Já a caixa dutada precisa de um espaço a mais, porém, vai te proporcionar um volume maior.

Limpeza

É importante sempre estar de olho na limpeza dos alto-falantes. Tendo uma aparelhagem de qualidade, e não fazer a limpeza corretamente pode ocasionar em muitos problemas. Por isso sempre limpe seus alto-falantes. Use uma flanela para as partes mais sensíveis, use também produtos específicos para a limpeza. Se possível o recomendável é que utilize uma lata de ar comprimido.

Parte Elétrica

O sistema elétrico também necessita de um cuidado redobrado, é uma parte essencial para que o veiculo funcione corretamente. No caso do som automotivo, para se obter um bom desempenho, também tem uma relação direta com o sistema elétrico. Como dissemos logo acima, é importante lembrar que uma potência muito maior pode danificar os fios, sobretudo, se a alimentação não estiver correta. Correndo o risco de sofrer curto-circuito ou ainda os aparelhos desligarem.

Sobre a as leis que regulam o som automotivo

Como bem sabemos, o Brasil possui uma legislação bem específica para esses casos de som em veículos, que está no CTB(Código de Trânsito Brasileiro). Tendo como principal objetivo regulamentar a norma dos casos de som automotivo.

De acordo com a Resolução 624 do CONTRAN(Conselho Nacional de Trânsito), está proibido o uso de aparelhos que reproduzam som que possa ser ouvido do lado de fora do veículo. Salvo em caso de buzinas, alarmes, sirenes, barulhos do motor e automóveis prestadores de serviço autorizados por órgãos competentes.

Outras dicas importantes são: Como devo utilizar meu som, para aumentar sua durabilidade?
  • 1- Primeiro de tudo, se você estiver ouvindo uma música em um volume alto, na hora de trocar de música abaixe o volume. Porque dependendo de como ela foi gravada, pode aumentar o risco de queimar seu som, porque elas podem estar com frequências variadas, e até volumes variados, e etc…
  • 2- Outro ponto é, quando estiver curtindo um som e sentir um cheiro estranho (não necessariamente de queimado). ABAIXE O SOM e certifique-se de onde vem.
  • 3- Não deixe a sua caixa em um lugar úmido, porque seu material de fabricação é de Madeira, e pode ocorrer uma infiltração.
  • 4- Toque levemente no alto-falante depois de algumas horas de som, e assim confira se ele não esquentou. Caso tenha esquentado abaixe um pouco o volume, e depois de um tempinho pode aumentar de novo.
  • 5- E Finalmente uma ultima dica é, se vai usa-la em um período longo, por exemplo, tocar em uma festa, chácara, confraternização, o mais indicado é que utilize uma fonte automotiva para que não fique sem bateria.
Ainda possui alguma dúvida? Comente abaixo! 

Se você deseja montar um projeto de som automotivo, finalmente encontrou o lugar certo, somente produtos originais. Não arrisque seu soado dinheirinho assim em qualquer lojinha automotiva. Venha você também conhecer nossos trabalhos, com garantia. Além disso já temos mais de 5 anos no mercado.

Loja ViniSound
error0

Um comentário em “Som automotivo: Quais são os cuidados que devo ter?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *