Bateria: Quantos amperes precisa para manter meu som?

Você que está pensando em montar seu som, e já escolheu o módulo e os alto-falantes e acha que já está tudo certinho. Calma aí meu jovem, é comum esquecer do mais importante, e que é o coração do projeto de som: A Bateria!

Se não se atentar a este detalhe, poderá perder muito rendimento, limitando os picos da potência. Fazendo assim com que seu investimento vá por água abaixo, simplesmente porque se esqueceu da bateria.

É simples de entender e não tem nenhum truque, a energia que vai para o seu som tem que vir de algum lugar, ou seja da bateria, se ela está fornecendo menos energia do que é o recomendado, terá como resultado um som limitado.

Mas como saber qual é a bateria ideal para o meu projeto?

Existem dois jeitos de descobrir, para um resultado mais preciso tem um cálculo mais complexo(recomendado para paredão de som, competições). E um outro que é mais prático que serve para projetos menores.

Começaremos assim com o cálculo prático:

Primeiro de tudo, pegue o valor total de Watts RMS que seu sistema precisa e divide por 20. Exemplo, nós postamos uma matéria sobre “Qual módulo para tocar um tornado 3000 1500WRms?

Seguindo o exemplo pegamos um módulo DSP1600 1600/20 = 80Amp.

Sendo assim o mínimo recomendado para o funcionamento correto do módulo a 12,6V é de 80 Amperes. Adicionando os 30% do sistema do carro, a bateria ideal teria que fornecer um total de 104 Amperes.

Agora o Cálculo complexo, vamos dividir em 3 partes:

1 Parte: Na física, potência é igual a corrente vezes a tensão, assim, usando o exemplo da DSP1600 se temos 1600 Watts RMS e a tensão da bateria de 12,6 volts, que é o mais comum, temos então:
Corrente = 1600/12,6
Corrente = 126,98 Amperes

2 Parte: Devido a perda de 30% de energia pelo sistema, que como resultado é dissipada, consequentemente temos: 126,98 + 30% = 165,07 Amp

3 Parte: Finalmente, precisamos encontrar a corrente máxima musical, e para isso, basta dividir o resultado acima por 2. 163/2 = 82,53 amp.

Certamente concluímos que para 1600 Watts RMS, precisaríamos de 82,53 Amperes, a 12,6V

Lembrando que, uma parte dessa energia é usada para alimentar o carro, assim, procure aumentar esse valor final com cerca de 30% a mais da capacidade recomendada, ou seja, em nosso exemplo ficaria 107,28Amp.

Finalmente vendo os dois cálculos, percebemos que perdemos apenas 3,28 Amp. Que não será perceptível em projetos de som pequenos, até porque, não iriamos conseguir os 107,28 Amp exatos, teríamos que ligar 2 baterias em paralelo de 60Amp, resultando em 120 amp. Sendo assim vai sobrar, não precisará se preocupar.

Ainda assim possui alguma dúvida? Comente abaixo!

Se você deseja adquirir uma bateria de qualidade, está no lugar certo, temos parcerias com algumas marcas, e conseguimos ótimos preços pra você que é o nosso cliente, com qualidade de ponta, não arrisque seu soado dinheirinho em qualquer lojinha automotiva, venha conhecer nossos trabalhos, com garantia.

Responsabilidade, garantia e qualidade é na ViniSound

Visite nossa Loja ViniSound
error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *