Fique por dentro: quais são os tipos de violão?

O violão é um dos instrumentos mais aprendidos ao redor do mundo – se não o mais. Antes de se aventurar pelo universo da música, é preciso conhecer melhor cada modelo de violão, além de saber como adquirir bons instrumentos musicais pela internet.

Ainda que todos os modelos sejam considerados violões, cada um possui características distintas, seja na anatomia, estética ou sonoridade.

Existem violões que são mais utilizados para determinados estilos de música, o que influenciará na hora de comprar os instrumentos, por isso, é preciso conhecer melhor os modelos disponíveis.

Modelos de violão: os mais conhecidos/utilizados

Violão clássico

O violão clássico é o mais procurado e utilizado. Ele é completamente acústico, não possui cutway, sendo que sua amplificação fica por conta do corpo do violão.

Conta com seis cordas, geralmente feitas à base de nylon. O instrumento é leve e tem braço mais largo.

Ele é o mais indicado para quem está começando a aprender a tocar violão, já que as cordas de nylon são mais macias e se trata de um modelo de baixo custo.

Violão flat e semi-flat

Esses modelos, geralmente, apresentam cordas de nylon, além de terem tamanho reduzido (facilitando a ergonomia e o transporte) e uma boa resposta de volume. São características largamente procuradas por pessoas que realizam performances ao vivo, ou seja, músicos mais experientes.

O tamanho reduzido torna esse violão mais ergonômico, fácil de ser transportado e mais leve, garantindo um uso confortável por mais tempo.

No geral, os modelos flat contam com timbres mais agradáveis aos ouvidos, bem suaves, característica de um violão capaz de equalizar o som (muito comum em instrumentos eletroacústicos).

Violão Folk

Esse é outro modelo de violão bastante famoso. Tem o corpo um pouco mais largo, sendo levemente acinturado, e o braço mais arredondado e fino. Possui versão eletroacústica e elétrica, além de contar com cordas em aço, mais tensas que as de nylon do violão clássico.

Por conta disso, o violão Folk emite um timbre mais encorpado, que soa estridente, ideal para músicas que entonam sons mais graves. Pode ser utilizado para diversos gêneros musicais, desde pop rock até sertanejo.

Violão jumbo

Esse violão possui algumas características semelhantes às do clássico, porém apresenta corpo mais largo e base mais arredondada. Por ter uma caixa com mais presença, dá a sensação de ser um violão bem maior que o convencional, podendo gerar certo desconforto entre os iniciantes.

Esse violão entrega um som mais denso, encorpado e grave, sendo um modelo eletroacústico e com cordas de aço.

Encontre modelos de violão pela internet

A ViniSound é uma loja de equipamentos de som, como players e rádios, e, também, de instrumentos musicais, como violão e bateria infantil.

Na loja online, é possível encontrar diversas opções e marcas de violão, assim como acessórios específicos para o instrumento. Além disso, quem gosta de som automotivo encontra tudo o que é preciso para montar uma estrutura de som potente e de qualidade em um automóvel.

Navegue pelo site para conhecer o catálogo de produtos e confira os descontos e opções de pagamento da loja.

Veja mais: Woofer JBL | HD8000 | Central Multimídia

error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *