DicasInstrumentos Musicais

Bateria para iniciantes: como começar a aprender?

A bateria é um dos instrumentos musicais mais adorados, justamente por estar muito presente em diversas músicas e bandas das quais somos fãs. Veja como começar a aprender bateria para iniciantes, e como encontrar instrumentos musicais pela internet.

A bateria é responsável por fazer grande diferença na melodia de qualquer tipo de canção, mas, antes de começar a tocar esse instrumento, é preciso entender melhor como ele funciona e como é formado.

Quais são as partes essenciais de uma bateria?

Basicamente, a bateria é composta por: bumbo, caixa, surdo, prato e tons. Tais componentes são os responsáveis por emitir aquele som bem característico do instrumento.

Além de, necessariamente, ter todos os cinco componentes, para tocar bateria não se deve esquecer de um importante detalhe: as baquetas! Para músicos iniciantes, o mais aconselhável é investir no tamanho médio.

Baquetas

As baquetas são parte fundamental para tocar bateria. Existem diversos modelos e materiais que compõem as baquetas, sendo as de madeira as mais comuns.

Para os iniciantes, é recomendável optar por pares com pesos e ponteiras diferentes, já que isso altera o som que será emitido pelo instrumento, influenciando a forma de tocar.

Bateria para iniciantes: Como treinar?

Primeiramente, é preciso ter paciência e saber que apenas a prática leva à perfeição. Por mais clichê que isso soe, para tocar um instrumento musical não existe milagre, é preciso se dedicar muito aos treinos.

Além de procurar um bom curso com aulas, é fundamental treinar muito as lições em casa, após adquirir o instrumento, é claro.

Use um metrônomo

O metrônomo foi desenvolvido para funcionar como um tipo de relógio, que tem como objetivo marcar o tempo para o baterista. É muito importante praticar bateria com o metrônomo, para que não ocorra batidas fora de compasso ou viradas fora do tempo.

Hoje, já é possível encontrar diversos aplicativos de metrônomo gratuitos na Google Play ou na Apple Store, que também ajudarão quem está começando.

Invista num bom curso de bateria para iniciantes

São diversas as opções de casas de cursos de músicas ou professores particulares existentes. Apesar da grande oferta, nem todas são realmente boas, algumas não ensinam de maneira eficiente.

A principal dica na hora de procurar curso de bateria para iniciantes é obter indicações de outros alunos que já aprenderam a tocar o instrumento em escolas ou com professores.

Também, há a opção de procurar opiniões e resenhas pela internet, para saber se há elogios ou reclamações dos cursos, analisar as notas atribuídas à instituição e/ou aos professores, assim como para já ter uma noção de preço e localização.

Como aperfeiçoar o aprendizado

Para tocar qualquer instrumento, é preciso muita dedicação, principalmente quando se trata da bateria. É necessário muito empenho, treino e teoria.

Para se aperfeiçoar em casa, a dica é adquirir uma bateria, estudar teoria, entender como funcionam todas as partes do instrumento e treinar todos os dias. Tocar estilos variados de músicas também é importante para aperfeiçoar a técnica.

Encontre instrumentos musicais pela internet

Na ViniSound, é possível encontrar alguns instrumentos musicais, como violão e bateria infantil, além de acessórios e aparelhos para som automotivo, como caixa trio JBL, entre diversas outras opções. Navegue pelo site para conhecer a loja online e confira as condições de pagamento da ViniSound.

Veja mais: Woofer JBL | HD8000 | Central Multimídia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *